A longa espera de 44 anos do Manchester City para levantar o título inglês já tem data, local e horário para terminar. No próximo domingo, às 11h (de Brasília), no City of Manchester Stadium, o time de Roberto Mancini vai se sagrar campeão inglês da temporada. A menos, é claro, que ocorra uma tragédia que será lembrada para sempre na história da Premier League.
Os resultados da rodada deste domingo, a penúltima do Campeonato Inglês, deixaram os Citizens muito perto da conquista. O time visitou o Newcastle no St. James Park e precisava vencer para não correr o risco de ser ultrapassado pelo rival Manchester United, que mais tarde jogaria em casa contra o Swansea City.
Era um jogo duro para o City, pois o Newcastle ainda luta por uma vaga na próxima Liga dos Campeões da Europa. E quando o primeiro tempo terminou 0 a 0 a TV já flagrava alguns rostos com sinais de preocupação nas arquibancadas.
Foi quando Mancini fez a mudança que seria decisiva na partida. Colocou o volante Yaya Touré para jogar mais a frente e o marfinense acabaria sendo decisivo ao marcar os dois gols da vitória por 2 a 0.
Enquanto a torcida cantava o nome de Touré no St. James Park, o United entrava em campo no Old Trafford precisando fazer uma goleada histórica para diminuir a diferença no saldo de gols para o City que então estava em dez gols. E o time pressionou muito o Swansea, que se defendeu com bravura e levou apenas dois gols marcados por Scholes e Ashley Young. O United perdeu outros tantos e no fim a vitória por 2 a 0 teve um certo sabor amargo de derrota.
Na última rodada, para evitar o título do City, o United precisará derrotar o Sunderland na sua casa por uma diferença que hoje é de nove gols. Isso, levando-se em conta que o City vença o Queens Park Rangers por apenas um gol de diferença. Se a vitória do City em casa for por um saldo maior, maior será a necessidade do United de fazer gols em Sunderland. Tarefa inglória. Talvez seja melhor torcer por um empate. Neste caso, uma simples vitória garante ao time de Sir Alex Ferguson mais um título. Hoje os dois times estão empatados na liderança com 86 pontos.
A derrota para o City foi muito ruim para as pretensões do Newcastle de disputar a Liga dos Campeões. O time foi ultrapassado pelo Tottenham, que empatou em 1 a 1 com o Aston Villa, e agora está na quinta posição com 65 pontos. Os Hotspurs estão em quarto com 66 e o Arsenal, que ficou no 3 a 3 com o Norwich no sábado, é o terceiro com 67.
O Chelsea ainda pode entrar nesta briga. O finalista da Liga dos Campeões deste ano e campeão da Copa da Inglaterra enfrenta o Liverpool nesta terça-feira em Anfield Road e se vencer chega a 64 pontos.
Outros resultados da penúltima rodada: Bolton 2 x 2 West Bromwich, Fulham 2 x 1 Sunderland, Queens Park Rangers 1 x 0 Stoke City e Wolverhampton 0 x 0 Everton.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)
Nenhum comentário:
Postar um comentário