Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

O refugiado que virou jogador da Bundesliga

Em meio a uma crise sem fim de refugiados morrendo no Mar Mediterrâneo tentando migrar para a Europa, a história de Ousman Manneh é digna de um conto de fadas. Há dois anos, o jogador nascido em Gambia, saiu do país africano para a Alemanha em busca de uma vida melhor. 
Quando desembarcou em Bremen, foi levado para o campo de refugiados de Lesum, mas nunca desistiu de seguir a carreira de jogador iniciada em um pequeno time de Bakau, no seu país natal. Com 17 anos, foi aceito na base do Blumenthaler-SV, equipe de uma liga amadora de Bremen e que joga a quinta divisão alemã. O talento chamou a atenção do Werder Bremen, que o levou para o clube em 2015. Inicialmente, jogou no time B, mas na temporada atual, foi para a equipe principal.
A persistência deu certo em realizar o seu sonho deu certo. No sábado, Manneh fez o gol da vitória do Werder Bremen sobre o Bayer Leverkusen por 2 a 1, pela sétima rodada do Campeonato Alemão. Foi o primeiro gol do atacante com a camisa do clube. Manneh disse estar vivendo um sonho.
- Não acredito que isso está acontecendo. Isso é real ou estou sonhando? É o grande momento da minha vida - disse Manneh, que tirou selfies com torcedores do Bremen após a partida.
- É difícil descrever os meus sentimentos. Sempre quis jogar na Bundesliga e sinto-me orgulhoso de ser o primeiro atleta de Gambia a jogar quatro partidas da Bundesliga. Agora estou orgulhoso por ser o primeiro a marcar um gol - completou o jogador de 19 anos.
Manneh contou que sempre quis jogar futebol profissionalmente. E tudo tornou-se mais especial quando ele se viu diante de 40 mil torcedores no Weser Stadion.
Quando estava no Blumenthaler, o atacante marcou 15 gols na temporada, despertando o interesse de clubes como Schalke 04, Wolfsburg e Hamburgo. Mas optou por permanecer em Bremen, cidade que o acolheu quando ele ainda era um refugiado. 
- Gosto da cidade e tenho quatro amigos que me ajudaram. Por que eu sairia daqui?
O sonho de Manneh agora é virar um artilheiro do porte de suas inspirações no futebol: os centroavantes Aubameyang, do Borussia Dortmund, e Robert Lewandowski, do Bayern de Munique.
- Meu sonho é me tornar uma máquina de fazer gols como Lewandowski e Aubameyang. 
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário