Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de outubro de 2016

O novo reencontro entre Guardiola e Barcelona

Barcelona e Pep Guardiola formaram um casamento tão certeiro que até hoje parece um pouco estranho ver que os dois vão para a quarta temporada seguindo trajetórias diferentes e como rivais no futebol europeu. Nesta quarta-feira, o treinador que conquistou 16 títulos como jogador e 14 como treinador do clube catalão reencontra o Camp Nou em mais um confronto pela Liga dos Campeões da Europa.
De um lado, estará o Barcelona agora comandado por Luis Enrique. Do outro, Guardiola e sua nova equipe, o Manchester City, time que assumiu nesta temporada após três anos no comando do Bayern de Munique.
Não será a primeira vez que Guardiola visitará o Camp Nou como rival. Nas semifinais da Liga dos Campeões do ano passado, ele esteve no estádio com o Bayern e não foi muito feliz contra muitos dos seus ex-comandados. Perdeu de 3 a 0, com dois gols de Messi e outro de Neymar. No jogo de volta, no Allianz Arena, o Bayern venceu por 3 a 2 (Neymar fez os dois gols do time catalão) e foi eliminado do torneio, enquanto o Barcelona seguiu em frente para conquistar o título contra a Juventus.
Desde que se separaram, o Barcelona não foi mais o mesmo time que sob o comando e Guardiola envolvia os rivais como uma serpente e praticamente não os deixava jogar até a estocada final. O time foi adaptando o jogo de triangulações e que controlava a posse de bola para um estilo mais vertical e que contava com o talento do trio Messi, Suárez e Neymar para decidir. 
Já Guardiola também foi adaptando seu estilo ao futebol alemão, embora o jogo ofensivo e a obsessão por ter a bola fosse algo permanente na sua filosofia e que agora ele tenta implantar no City.
Ao contrário do Barcelona, Guardiola não voltou a conquistar o torneio europeu. Parou três vezes nas semifinais com o Bayern, mas manteve o seu prestígio intacto (e não poderia ser diferente). Agora, ele assume o desafio de tentar levar o City a conquistar o seu primeiro título europeu.
Se não foi campeão europeu, Guardiola conquistou sete títulos depois que deixou o Barcelona. Já o time catalão faturou nove troféus. Além da Champions, foi campeão mundial no ano passado.
- Pep deixou uma marca em todos. Há um antes e depois (dele no Barcelona). Entendiamos o futebol de uma forma diferente e ele mudou a história do clube. Foi um treinador que me deu tudo. Não jogava em Manchester (United) e ele me deu tudo. Temos ótimas recordações dele - disse o zagueiro Piqué.
Luis Enrique, que jogou ao lado de Guardiola no Barcelona, também fez muitos elogios ao treinador.
- Pep é um bom amigo e é muito fácil falar bem dele. Encanta-me os treinadores ofensivos e ele é o melhor da atualidade. Seguramente, será um dos melhores da história.
Para Guardiola, o retorno ao Camp Nou será especial.
- Não é como qualquer outro jogo. É sempre bonito voltar para casa.
Em quarto lugar no Campeonato Espanhol, o Barcelona receberá no Camp Nou o líder do Campeonato Inglês. O time catalão lidera o grupo C da Liga dos Campeões com seis pontos. O City está na segunda posição com quatro.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário