Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Neymar, o único brasileiro na Bola de Ouro

O atacante Neymar é o único brasileiro que está na briga pela Bola de Ouro de melhor jogador da Europa. Nesta segunda-feira, a revista "France Football" divulgou a lista dos 30 indicados ao prêmio, que a partir desta temporada volta a ser distribuído separado do da Fifa.
A revista foi divulgando o nome dos jogadores ao longo do dia e o brasileiro acabou ficando para a última leva de dez nomes.
Neymar figura na lista dos principais nomes do futebol mundial desde 2011, quando foi o 10º colocado na eleição unificada da Bola de Ouro com o prêmio de melhor do mundo da Fifa. 
Em janeiro deste ano, Neymar apareceu entre os finalistas do prêmio que foi conquistado pelo argentino Lionel Messi, do Barcelona. Ele ficou em terceiro lugar, a sua melhor colocação na história do prêmio. O segundo colocado foi o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid.
Os dois craques que monopolizam a disputa desde 2008, aliás, também estão entre os indicados à Bola de Ouro. E são os favoritos. Dessa vez, porém, o português leva uma vantagem por ter sido campeão europeu pelo Real Madrid e pela seleção portuguesa.
Ainda não foi divulgada a data da entrega da Bola de Ouro, mas ela deve acontecer ainda neste ano. Ao contrário da cerimônia da Fifa, que costumava ser em janeiro do ano seguinte.
A lista de indicados contemplou nomes que se destacaram na Eurocopa, como jogadores das seleções francesa e portuguesa, além de atletas do Leicester City, o surpreendente campeão inglês da temporada, que teve Jamie Vardy e Mahrez entre os indicados.
Do Barcelona, estão na lista o trio Messi, Suárez, Neymar, além do meia Iniesta. Do Real Madrid, estão indicados Cristiano Ronaldo, Gareth Bale, Luka Modric, Toni Kroos, Pepe e Sérgio Ramos.
O goleiro Buffon, de 38 anos, também está entre os indicados. Ele é o jogador mais velho da história a figurar entre os candidatos ao troféu.
Neste ano, os prêmios da Bola de Ouro e de melhor jogador do mundo da Fifa voltarão a ser distribuídos separadamente. No mês passado, a revista francesa anunciou o fim da parceria com a entidade que comanda o futebol mundial. Os prêmios que foram conquistados por Messi (quatro) e Cristiano Ronaldo (dois) entre os anos de 2010 e 2015 serão computados como sendo da revista.
A Bola de Ouro da "France Football" começou a ser distribuída em 1956. Inicialmente era um prêmio dado apenas aos jogadores nascidos na Europa, mas na década de 90 do século passado, o prêmio foi ampliado para qualquer atleta que jogasse cno futebol europeu.
O atacante George Weah foi o primeiro não europeu a receber o prêmio. Em 1995, o liberiano do Milan faturou a Bola de Ouro. 
A premiação da Fifa de melhor jogador do mundo nasceu em 1991. O primeiro vencedor foi o alemão Lothar Matthäus, que um ano antes fora campeão do mundo com a sua seleção.
Com a mudança, a Bola de Ouro voltará a computar apenas os votos dos jornalistas dos países europeus. Os capitães e treinadores das seleções votarão na eleição de melhor do mundo da Fifa, como acontecia até 2009.
VEJA A LISTA DOS INDICADOS:
Sergio Agüero (ARG/Manchester City)
Pierre-Emerick Aubameyang (GAB/Borussia Dortmund)
Gareth Bale (Gales/Real Madrid)
Gianluigi Buffon (ITA/Juventus)
Cristiano Ronaldo (POR/Real Madrid)
Kevin De Bruyne (BEL/Manchester City)
Paulo Dybala (ARG/Juventus)
Diego Godin (URU/Atlético de Madrid)
Antoine Griezmann (FRA/Atlético de Madrid)
Gonzalo Higuain (ARG/Juventus)
Zlatan Ibrahimovic (SUE/Manchester United)
Andrés Iniesta (ESP/Barcelona)
Koke (ESP/Atlético de Madrid)
Toni Kroos (ALE/Real Madrid)
Robert Lewandowski (POL/Bayern Munique)
Hugo Lloris (FRA/Tottenham)
Riyad Mahrez (Argélia/Leicester City)
Lionel Messi (ARG/Barcelona)
Luka Modric (CRO/Real Madrid)
Thomas Müller (ALE/Bayern Munique)
Manuel Neuer (ALE/Bayern Munique)
Neymar (BRA/Barcelona)
Dimitri Payet (FRA/West Ham)
Pepe (POR/Real Madrid)
Paul Pogba (FRA/Manchester United)
Rui Patricio (POR/Sporting)
Sergio Ramos (ESP/Real Madrid)
Luis Suarez (URU/Barcelona)
Jamie Vardy (ING/Leicester City)
Arturo Vidal (CHI/Bayern Munique)

(Posto originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário