Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de maio de 2016

O domínio espanhol na Liga dos Campeões

A Liga dos Campeões da Europa vive de ciclos. Ela já foi amplamente dominada pelos Real Madrid no início de sua disputa nos anos 50 do século passado, já foi dos ingleses, dos alemães e até dos holandeses. Agora ela vive novamente um ciclo de domínio do futebol espanhol.
Independentemente de quem seja o campeão no próximo sábado, em San Siro, em Milão, será a Espanha que sairá vencedora. Real Madrid e Atlético de Madrid farão a decisão pela segunda vez em três anos, garantindo o terceiro título consecutivo do país no principal torneio de clubes do mundo. No ano passado, o Barcelona foi campeão ao vencer a Juventus na final. 
A sequência de vitórias da Espanha já é igual a da Alemanha Ocidental entre 1974 e 1976, anos em que o Bayern de Munique conquistou o seu tricampeonato, e a da Itália entre 1963 e 1965, anos em que o Milan ganhou um título e a Inter foi bicampeã.
Só em três períodos do torneio houve um domínio maior do que esse de um país. Entre 1970 e 1973, quando os holandeses faturaram quatro taças (uma do Feyenoord e três do Ajax), entre 1956 e 1960, período em que o Real Madrid conquistou cinco taças consecutivas, e entre 1977 e 1982, quando o domínio foi total dos ingleses. Na ocasião, os clubes da Inglaterra ganharam três vezes com o Liverpool, duas com o Nottingham Forest e uma com o Aston Villa.
A Espanha é o país que mais ergueu a taça de campeão europeu. Serão 16 conquistas contando com a de Real, que busca o 11º troféu, ou Atlético, que tenta seu primeiro título. 
Itália e Inglaterra dividem a segunda colocação com 12 taças. Alemanha (sete), Holanda (seis) e Portugal (quatro) vêm na sequência. França, Escócia, Romênia e a antiga Iugoslávia venceram uma vez o título.
O Real é o maior campeão do torneio. O Milan vem na sequência com sete conquistas. Bayern, Barcelona e Liverpool foram campeões em cinco oportunidades, enquanto o Ajax ostenta quatro troféus.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário