Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de maio de 2016

Leicester: da terceira divisão para o título inglês em oito anos

É difícil encontrar paralelos com a jornada do Leicester City até chegar ao título inglês. Protagonista de uma das histórias mais impressionantes do futebol mundial, o time estava na terceira divisão na temporada 2008-09. Naquela época, ainda não havia o investimento do bilionário tailandês Vichai Srivaddhanaprabha, que mudou a história do clube, mas com seus recursos próprios, a equipe conseguiu vencer a League One e se classificar para a segunda divisão no ano seguinte.
Desde então foram cinco temporadas na segunda divisão até a classificação na temporada 2013-14, quando o time foi campeão com impressionantes 102 pontos, nove a frente do Burnley.
A temporada seguinte mostrou um time que teria dificuldade em permanecer na elite, sempre um desavio para as equipes que viham da Championship. Afinal, o Campeonato Inglês talvez seja a mais disputada liga nacional do planeta. O Leicester chegou a frequentar a zona de rebaixamento, foi dado como provável rebaixado, mas reagiu na reta final e não acompanhou Burnley e Queens Park Rangers, os outros que haviam sido promovidos e voltaram para a segunda divisão.
Naquela época, o time já contava com alguns jogadores importantes para o título desta temporada. Caso do centroavante Jamie Vardy, do goleiro Schmeichel, do capitão Wes Morgan, o zagueiro jamaicano que vai erguer a taça, e do atacante Mahrez, eleito o melhor jogador da Premier League. Todos eles eram obscuros, personagens de ligas menores. Todos evoluíram sob o comando de Claudio Ranieri, que chegou após um fracasso na Grécia para comandar o improvável campeão inglês deste ano. Um campeão que quebrou as casas de aposta.
O Leicester pode não ter sido o campeão mais vistoso, nem o do futebol mais encantador. Longe disso. É um time formado a partir do poderoso sistema defensivo e muita velocidade nos contra-ataques puxados por Mahrez e Vardy. Mas a sua conquista emocionou os fãs do futebol e comprovou que nem sempre o dinheiro compra história. Isso é uma mensagem forte na liga mais rica do planeta.
O FUTURO DO LEICESTER
Agora é pensar no futuro. Ranieri sabe que repetir o feito, buscar um bicampeonato é algo improvável. O Leicester levou 132 anos para ser campeão. É o primeiro campeão inédito da Inglaterra desde o Nottingham Forest na temporada 1977-78. É o 24º time campeão na Inglaterra. Repetir isso é difícil. Para o treinar italiano, ficar no top-10 na próxima temporada e tentar fazer uma boa campanha na Liga dos Campeões, quando deve ser um dos cabeças de chave, é um sonho possível.
- Esse é um ano que não vai se repetir. Na próxima temporada, tentaremos lutar pelo top-10. Esperamos continuar a evoluir e jogar bem - disse Ranieri.
Para seguir nessa evolução, o Leicester receberá mais dinheiro. Após a conquista do título, o time pode ganhar até 150 milhões de libras (R$ 778,2 milhões) na próxima temporada. Há a premiação pelo título inglês e pela participação na Liga dos Campeões, algo inédito na história do clube. Com esse dinheiro, o clube poderá trazer reforços e evoluir, como deseja Ranieri.
Em âmbito europeu, praticamente tudo será novidade para os jogadores do Leicester. Ranieri é quem tem mais experiência em competições desse nível. O clube disputou apenas duas vezes a antiga Copa da Uefa, hoje Liga Europa. Fez apenas dois jogos na temporada 1997-98, quando perdeu para o Atlético de Madrid, e dois na temporada 2000-01, quando foi eliminado pelo Estrela Vermelha.
Tudo será novo para o mais novo campeão inglês. A falta de experiência pode pesar. Mas a torcida acredita. Afinal, ninguém dava nada pelo Leicester no início da temporada,
- Tenho 64 anos. Estou na luta há muito tempo, mas sempre fui uma pessoa positiva e tenho a positividade ao meu lado. Sempre imaginei que terminaria (a carreira) conquistando a liga em algum momento. Sou o mesmo homem que foi demitido da Grécia, mas talvez alguns tenham esquecido da minha carreira. Não é como se alguém tivesse esquecido, mas eu gostaria de dizer que sou o mesmo cara que estava sentado no banco da Grécia. Eu não mudei - disse Ranieri, reconhecendo que não esperava a conquista do título.
- Nunca esperei por isso quando cheguei. Sou um homem pragmático. Só quero vencer uma partida e depois da partida ajudar meus jogadores a evoluirem a cada semana. Os jogadores foram fantásticos. O foco, a determinação, o espírito. Eles tornaram tudo possível. Em todo jogo, eles lutaram por cada um deles e eu amo ver isso nos meus jogadores. Eles merecem ser campeões - disse.
A história do Leicester será contada por décadas. Foi uma das conquistas mais emocionantes do futebol inglês e trouxe orgulho para a cidade que agora pode dizer que também tem um time campeão nacional. 
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário