Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Europa pode conhecer mais quatro campeões neste fim de semana

fim de semana de festa do Leicester City já está garantido depois que o time garantiu o inédito título inglês na segunda-feira, mas outras torcidas podem se juntar ao clube neste fim de semana e comemorarem seus títulos nacionais nesta reta final dos campeonatos europeus. Na Alemanha e em Portugal, a decisão está perto do fim, enquanto o campeão holandês será conhecido no domingo. E até na Espanha, onde a liga está mais disputada, o Barcelona pode garantir a sua taça.
O primeiro a dar a volta olímpica pode ser o Bayern de Munique. O time do técnico Pep Guardiola lidera a Bundesliga com cinco pontos de vantagem sobre o Borussia Dortmund (82 contra 77) e será campeão se derrotar o Ingolstadt fora de casa. 
O título do Bayern pode vir até com derrota. Para isso, basta que o Dortmund apenas empate contra o Eintracht Frankfurt, também fora de casa.
Eliminado da Liga dos Campeões da Europa pelo Atlético de Madrid, o Bayern tenta curar a ressaca e fazer o técnico Pep Guardiola encerrar o seu ciclo no clube bávaro com um título. O time, aliás, busca o inédito tetracampeonato da Bundesliga, um feito nunca conseguido por um clube alemão.
Em Portugal, Sporting e Benfica disputam rodada a rodada o título nacional. Faltam duas rodadas para o término da competição. O Benfica lidera com 82 pontos e o Sporting vem na sequência com 80.
Buscando um título que não conquista desde 2002, o Sporting recebe neste sábado, no estádio José Alvalade, o Vitória de Setúbal. Precisa vencer e secar o Benfica, que no domingo visita o Marítimo. 
Os Encarnados buscam o tricampeonato, que será conquistado com antecipação em caso de vitória e derrota do Sporting.
Na Holanda, conheceremos o campeão nacional, pois será disputada a última rodada da Eredivisie. Ajax e PSV estão empatados na primeira colocação com 81 pontos. Uma vitória e um tropeço do rival garante o título para um dos times.
Ambos jogarão fora de casa, mas a tarefa do Ajax é, em tese, mais fácil. Em vantagem na tabela pelos critérios de desempate, o time de Amsterdã visita o De Graafschap, penúltimo colocado da competição com 22 pontos.
Já o PSV visitará o Zwolle, sétimo colocado e ainda sonhando com uma vaga na Liga Europa. O time de Eindhoven busca o bicampeonato.
EQUILÍBRIO NA ESPANHA
Na Espanha também faltam duas rodadas e a disputa pelo título está muito equilibrada entre Barcelona, líder com 85 pontos, Atlético de Madrid, vice-líder com 85, e Real Madrid, terceiro colocado com 84.
Mas o clube catalão pode ser campeão no domingo. Para isso, precisará de uma combinação tripla de resultados. Primeiro, precisará vencer o clássico da Catalunha contra o Espanyol, no Camp Nou. 
Conquistada a vitória, o time ainda precisa torcer por derrotas do Atlético e do Real para o Levante, fora de casa, e o Valencia, no Santiago Bernabéu, respectivamente. Neste caso, o Barcelona abriria três pontos de diferença para o time de Simeone, mas seria campeão por causa da vantagem no confronto direto, primeiro critério de desempate. O Barcelona venceu os dois jogos da liga contra o Atlético.
Qualquer outro resultado leva a disputa para a última rodada, na semana que vem.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário