Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Primeiro fim de semana do ano tem rodadas na Espanha e Inglaterra

Enquanto as ligas da Alemanha, Itália e Holanda permanecem em recesso, o primeiro fim de semana do ano será de rodada nos Campeonatos Espanhol, Inglês e Português. Os líderes Arsenal, Leicester City, Barcelona, Atlético de Madrid e Porto entrarão em campo neste sábado pelos seus respectivos campeonatos.
Após ter um 2015 definido por Lionel Messi como "espetacular", o Barcelona volta a campo após as festas de ano novo para jogar logo um clássico local contra o Espanyol, no estádio Cornellà-El Prat. 
Líder da Liga espanhola com 38 pontos e um jogo a menos, a equipe catalã precisa vencer para não ser ultrapassada pelo Atlético de Madrid, segundo colocado, mas com a mesma pontuação do time de Luis Enrique. O Atlético receberá no estádio Vicente Calderón o lanterna Levante, time que vem de quatro derrotas seguidas e que não vence há sete jogos. No outro jogo deste sábado, o Málaga recebe o Celta.
- Pelo que fizemos (em 2015) será complicado repetir esse desempenho em 2016, mas vamos tentar, como sempre. Temos um grande elenco e motivação para fazer coisas importantes. Tentaremos vencer e ver o que acontece - disse Messi, que completou 500 jogos com a camisa do Barcelona na goleada de 4 a 0 sobre o Bétis, há dois dias.
No ano passado, o Barcelona venceu cinco dos seis títulos possíveis (Liga dos Campeões, Campeonato Espanhol, Supercopa da Europa e Mundial de Clubes). O único troféu que escapou foi a Supercopa da Espanha, que o time perdeu para o Athletic Bilbao.
O duelo contra o Espanyol será o primeiro dos três que o Barcelona fará contra o Espanyol em dez dias. Os times ainda voltarão a se enfrentar nos dias 6 e 13 pelas oitavas de final da Copa do Rei.
Já o Real Madrid só entra em campo no domingo, quando enfrentará o Valencia no estádio Mestalla. Será o retorno do técnico Rafa Benítez a casa do clube que ele comandou entre 2001 e 2004. No Valencia, o hoje contestado técnico do Real conquistou dois títulos espanhóis e uma Copa da Uefa. O Real é o terceiro colocado com 36 pontos.
DUELO PELA LIDERANÇA
Se na Espanha, Barcelona e Atlético de Madrid lutam para terminarem com o título simbólico de "campeão de inverno", na Inglaterra, Arsenal e Leicester City (ambos com 39 pontos) terão jogos em casa para tentarem se manter na ponta da tabela.
Líder apenas pelo saldo de gols (15 contra 12), os Gunners receberão no Emirates Stadium o Newcastle, equipe que está na zona de rebaixamento. Já o Leicester receberá o Bournemouth, 16º colocado com 20 pontos.
Enquanto o Arsenal conta com a grande fase do alemão Özil, que já soma 16 assistências na Premier League, o Leicester de Claudio Ranieri conta com o bom desempenho em casa. Nos dez jogos que fez na temporada, a equipe perdeu apenas um, para o Arsenal, no dia 26 de setembro, por 5 a 2.
Por outro lado, o time vem de dois tropeços seguidos. Perdeu para o Liverpool em Anfield Road, e empatou em casa com o Manchester City, na última rodada.
Terceiro colocado a três pontos dos líderes, o City também joga neste sábado. A equipe visita o Watford, que terá os desfalques de Ighalo e Deeney. 
Já o Manchester United jogará em Old Trafford contra o Swansea City. Em sexto lugar com 30 pontos, o time de Louis Van Gaal não vence há oito jogos. A última vitória foi um 2 a 1 contra o Watford, no dia 21 de novembro, pelo Campeonato Inglês.
CLÁSSICO PORTUGUÊS
Em Portugal, a 15ª rodada será marcado por um clássico. O líder Porto visita o Sporting no estádio José Alvalade. Invicto na liga, o time perdeu apenas dois dos 21 jogos que fez na temporada. Ambos na Liga dos Campeões da Europa. Em âmbito doméstico, o Porto tem 11 vitórias e três empates em 14 partidas.
O Porto tem 36 pontos e se for derrotado perderá a liderança, pois o Sporting vem na segunda posição com 35. Terceiro colocado com 31 pontos, o Benfica visita o Vitória de Guimarães.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário