Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Patrocinador da Série B obriga times portugueses a tem chineses

Pedro Proença na assinatura do acordo de patrocínio da Ledman | Reprodução
O Brasil já sabe muito bem o que é ser alvo do dragão chinês, que desmantelou o elenco do Corinthians campeão brasileiro. Mas o país não é o único alvo dos chineses. Há empresas do país asiático que patrocinam times na Espanha e são donas de parte de times espanhóis e ingleses. Mas a China quer mais. Na segunda-feira, a Ledman, fabricante de lâmpadas LED anunciou que irá patrocinar a segunda divisão de Portugal. 
Até ai, tudo bem. O que é inusitado é uma das cláusulas do contrato. O acordo prevê que dez jogadores e três treinadores-adjuntos chineses sejam incluídos em algumas das 24 equipes que disputam a Série B portuguesa, que passará a se chamar Ledman Proliga a partir da próxima temporada.
Só que estes jogadores não poderão estar em qualquer equipe. Os dez atletas devem ser integrados nos dez clubes do topo do campeonato e com a liga garantindo "uma taxa de utilização dos jogadores" e comprometendo-se a "melhorar o nível dos atletas chineses".
O acordo de três anos foi assinado em uma cerimônia realizada em Pequim que contou com o presidente da Liga Portuguesa de Futebol, o ex-árbitro Pedro Proença, e o CEO da Ledman, Martin Lee. Os valores do negócio não foram revelados, mas a ideia é valorizar a segunda divisão portuguesa.
A Ledman é patrocinadora da primeira e da segunda divisão chinesas e tem sido uma parceira da Federação Chinesa de Futebol.
Os chineses vêm investindo muito no esporte para tornarem a sua liga relevante e melhorarem o nível dos seus jogadores. Hoje, as aulas de futebol são obrigatórias nas escolas do país.
O investimento chinês em Portugal não começou com o patrocínio da Série B. O empresário Qi Chen é dono do Torreense, da terceira divisão do país. Qi Chen também criou a empresa Wsports Seven em parceria com associações de futebol de Lisboa e Setúbal, e fundou o Oriental Dragon Football Club, que joga em competições amadoras de Setúbal. Qi também é o responsável por levar o chinês Yu Dabao para o Benfica. O atacante, porém, sequer jogou em duas temporadas no clube.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário