Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Romário, ainda um rei em Eindhoven

A Casa Romário dentro do estádio do PSV em Eindhoven - Marcelo Alves
Já falei por aqui que estou de volta de merecidas férias (bom, pelo menos eu acho que elas foram merecidas). Neste período, aproveitei para visitar a aprazível Holanda onde não pude deixar de conhecer as instalações de dois dos grandes times de futebol do país: PSV e Ajax. Os comentários sobre o Ajax ficarão para um próximo post. Neste vou me ater ao PSV onde mesmo depois de 17 anos o ex-atacante Romário continua sendo um verdadeiro rei na cidade de Eindhoven.

Quem visita o clube, pode encontrar no estádio a sala Romário, que estava fechada e não pude entrar, e, mais importante, a "Casa Romário", assim mesmo, em português, um luxuoso restaurante dentro do estádio com visão privilegiada para o gramado onde se pode ver as partidas do PSV em grande estilo.


Outra imagem da Casa Romário com uma foto do Baixinho comemorando um gol - Marcelo Alves
Na "Casa Romário" há ainda fotos espalhadas do Baixinho nos tempos em que entortava os zagueiros que enfrentava no futebol holandês.


A taça da Liga dos Campeões conquistada em 1988 contra o Benfica - Marcelo Alves
Ao contrário de outros grandes clubes europeus, O PSV não tem um museu, mas na visita ao estádio, que, aliás, só pode ser feita de forma guiada (eu fiz uma em holandês e obviamente não entendi nada, mas há visitas em inglês também), você consegue ver os principais troféus conquistados pelo clube. Entre eles, alguns dos 21 títulos de campeão holandês e a cobiçada taça da Liga dos Campeões da Europa que os holandeses faturaram em 1988. Se você não quiser fazer a visita guiada, pode ir no bar do clube e tomar a bebida de sua preferência na varanda que dá para o gramado do estádio como você pode ver na foto abaixo.

A vista do gramado do bar do clube - Marcelo Alves
Romário chegou em Eindhoven exatamente na temporada seguinte ao título europeu conquistado diante do Benfica após uma passagem de três anos no Vasco, onde se profissionalizou. Tinha só 22 anos e logo virou ídolo da torcida. Pelo clube vermelho e branco fez 163 jogos e marcou 165 gols, tendo uma média superior a um gol por jogo. 

O Baixinho ajudou a equipe a ser campeã holandesa em 1989, 1991 e 1992 e da Copa da Holanda em 1989 e 1990. O craque também terminaria as temporadas de 1989 (19 gols), 90 (23) e 91 (25) como artilheiro do Campeonato Holandês. Além disso, o que poucos lembram, Romário também foi artilheiro da Liga dos Campeões da Europa (então chamada de Copa dos Campeões) em duas oportunidades vestindo a camisa do PSV: 1990, quando marcou seis gols e terminou na frente ao lado do francês Papin, do Olympique de Marseille, e 1993, quando marcou sete gols. 

Embora não tenha conseguido ajudar o PSV a faturar o bicampeonato enquanto esteve por lá - foram duas eliminações nas quartas de final em 89 e 90, uma na segunda rodada em 92 e outra na fase final de grupos que valia vaga na decisão em 93 - Romário goza de muito prestígio no clube onde é visto como um dos grandes ídolos da história ganhando destaque semelhante ao dado a Coen Dillen, jogador que mais marcou gols numa única temporada da Eredivisie League (foram 43 em 1956-57), que tem uma estátua na porta do estádio, e Willy van der Kuijlen, outro que tem estátua por lá (essa aí da foto) e é até hoje o maior artilheiro da história do Campeonato Holandês com 311 gols.


A entrada do estádio com a estátua de Willy van der Kuijlen. No portão a frase em holandês 'A união faz a força' - Marcelo Alves
Além do Baixinho, outros brasileiros que ganham algum destaque nas dependências do PSV são o atacante Ronaldo, o goleiro Gomes e o volante Vampeta, três brasileiros que têm fotos na galeria dos estrangeiros que atuaram pelo clube em toda a história.

Ronaldo e Vampeta em destaque na galeria dos estrangeiros que jogaram pelo clube - Marcelo Alves
Mas depois disso tudo, apenas uma coisa me intrigou. Como o Romário, craque também conhecido por gostar de uma night, conseguiu viver cinco anos na pacata Eindhoven?
 O belo Phillips Stadium do lado de fora - Marcelo Alves
Veja abaixo, mais fotos do estádio:
O gramado e as arquibancadas do estádio - Marcelo Alves
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)
O gramado e a arquibancada do estádio - Marcelo Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário