Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Algumas curiosidades desta Liga dos Campeões

- Como você pode ver no post acima, são seis os times que disputam pela primeira vez a fase de grupos da Liga dos Campeões: Auxerre, Braga, Bursaspor, Hapoel Tel Aviv, MSK Zilina e Twente.
- A Uefa tem registrado um total de 946 jogadores para a competição.
- Desse total, há representantes de todos os continentes desde o solitário zagueiro australiano Chipperfield, do Basel, o único jogador da Oceania a disputar a competição, até as centenas de jogadores do continente europeu. Afinal, o torneio é deles.
- No total, são ainda 734 jogadores europeus, 137 sul-americanos, 65 africanos, cinco da América do Norte e Central e quatro da Ásia.
- O "mais africano" dos times é o Olympique de Marseille, que conta com oito atletas da África
- O time mais internacional é o Arsenal, com jogadores de 19 nacionalidades diferentes
- Por outro lado, o, digamos assim, "mais puro" é o Hapoel Tel-Aviv com jogadores de apenas cinco nacionalidades. A maioria, é claro, israelense. São 20 dos 24 atletas.
- O Brasil é presença marcante na competição. O país tem pelo menos um jogador em 25 dos 32 times que disputam a Liga dos Campeões. Nenhum outro país tem esse privilégio.
- Em dois times, os brasileiros são maioria: Benfica e Braga. Há inclusive, mais brasileiros nestes dois clubes do que portugueses, país de origem dos times. No Benfica são oito brasileiros e sete portugueses. No Braga são 13 brasileiros e 10 portugueses.
- Não é a toa que o Brasil é o segundo país com mais jogadores disputando a competição: 83.
- O primeiro disparado é a França. Há 95 atletas do país disputando a Liga dos Campeões.
- O ranking dos 10 primeiros por país é: França (95 atletas), Brasil (83), Espanha (72), Alemanha (53), Holanda (51), Inglaterra e Itália (46), Argentina (40), Portugal (35), Escócia (30).
- No total, 77 países estão representados na Liga dos Campeões. Destes, 39 são europeus.
- Entre os que não são da Europa, há lugares em que o futebol é quase amador ou não tem quase nenhum destaque como Madagascar, Uganda, Serra Leoa, terra do jogador de nome mais curioso da Liga, Medo, Geórgia, Moçambique, Gâmbia, Congo e Armênia.
- Nessa temporada, a final da Liga dos Campeões será em Wembley, em Londres. A capital inglesa nunca teve um time campeão do principal torneio do continente.
- Nesse ano há três londrinos na disputa: Arsenal, Chelsea e Tottenham. Será que um deles quebra a escrita e conquista o título em casa?
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário