Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Ibrahimovic de volta ao Amsterdam Arena

Mais um reencontro para Zlatan Ibrahimovic numa Liga dos Campeões. Se na temporada passada, o artilheiro sueco se viu enfrentando na primeira fase e sendo eliminado nas semifinais o clube do qual foi ídolo, a Inter de Milão, quando jogava pelo Barcelona, nesta temporada o torneio europeu reserva um reencontro com o time que o projetou para o cenário europeu.
Nesta terça, o Milan, nova casa de Ibra, vai até o Amsterdam Arena para enfrentar o Ajaxno duelo mais interessante desta segunda rodada da fase de grupos. Jogo que reúne 11 títulos europeus (sete do Milan e quatro do Ajax), a partida é um grande clássico do Velho Continente que não vinha acontecendo no principal torneio entre clubes do mundo porque a equipe holandesa andava sumida da Champions. Resultado de campeonatos ruins em âmbito doméstico.
Foi contra o Milan, aliás, que o Ajax conquistou seu último título europeu. Foi em 1995, quando o jovem Kluivert, hoje aposentado, derrubou o grande time do Milan marcando o único gol da partida. As duas equipes ainda decidiram outra Liga dos Campeões, em 1969. Dessa vez deu Milan: 4 a 1.
Para Ibrahimovic será uma partida especial. O sueco que começou a carreira no Malmö, se transferiu para o clube holandês em 2001. Lá jogou três temporadas, tempo em que conquistou dois títulos holandeses e uma Copa da Holanda. Com a camisa da equipe de Amsterdã marcou 47 gols em 106 jogos. E um dos seus últimos gols foi uma verdadeira pintura que vocês podem conferir no vídeo abaixo. Foi numa goleada contra o NAC Breda em agosto de 2004. Não entendo nada de holandês, mas para vocês terem noção do quanto o gol foi fantástico, o narrador cita Maradona, Zidane e Romário na transmissão.
Depois deste golaço e outros tantos, Ibra iria brilhar no futebol italiano. Primeiro na Juventus e depois na Inter antes de sua passagem apagada pelo Barcelona. Agora, este reencontro tem também o sabor de uma tentativa de reerguimento de cada um. O sueco tenta voltar a ser um ídolo no futebol europeu - e ele vem indo muito bem neste início de temporada, tendo marcado quatro gols em cinco jogos - e o Ajax tenta despertar como gigante novamente. Depois da derrota dos holandeses na estreia contra o Real Madrid, uma vitória passou a ser fundamental nesta terça.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário