Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Fim de semana de grandes clássicos

O próximo domingo promete. Depois da tão aguardada estreia da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, a rodada do fim de semana dos principais campeonatos nacionais do Velho Continente também tem tudo para ser emocionante. No Campeonato Alemão, o domingo está reservado para um dos maiores clássicos do país e para a reedição de um duelo que não acontecia há oito anos na primeira divisão.
Donos de duas das maiores torcidas e de uma imensa rivalidade no futebol alemão, Schalke 04 e Borussia Dortmund farão o 131º duelo da história das duas equipes. Chamado de clássico do vale do Ruhr ou de Revierderby, o jogo em Gelsenkirchen reúne uma equipe que faz o seu pior início de temporada em mais de duas décadas e outra que vem fazendo uma boa campanha até aqui.
O Schalke de Raul e Huntelaar ainda não venceu um único jogo nesta temporada contra uma equipe da primeira divisão. Das cinco partidas disputadas, a equipe de Félix Magath derrotou apenas o VfR Aalen, da terceira divisão, pela Copa da Alemanha. No Campeonato Alemão, três jogos, três derrotas e a incômoda lanterna para um time que pensa em brigar pelo título.
Já o Borussia faz campanha bem melhor com duas vitórias em três partidas e a sétima colocação da Bundesliga. Se vai bem em campo, o retrospecto no clássico é desfavorável. Em 130 jogos, o Schalke venceu 54 e perdeu 45. Houve ainda 33 empates. O time de Raul, aliás, não sabe o que é perder para o Dortmund desde maio de 2007. Já são seis partidas de invencibilidade.
Em Hamburgo, o time de Zé Roberto receberá o St. Pauli para um clássico que não acontecia desde 2002. As duas equipes também vivem momentos distintos. O Hamburgo é quarto colocado com sete pontos enquanto o St. Pauli, que está de volta à primeira divisão, está em 13º com apenas três pontos.
Inglaterra terá Manchester United x Liverpool
No Campeonato Inglês, o domingo também está reservado para um dos grandes momentos da temporada: o clássico entre Manchester United e Liverpool. Os dois maiores rivais da terra da rainha e os maiores campeões do país com 18 títulos cada um vão se enfrentar mais uma vez em Old Trafford onde o Manchester levou uma goleada de 4 a 1 em março do ano passado.
Na temporada passada, aliás, o Liverpool venceu as duas partidas contra o rival, mas nos últimos 10 jogos a vantagem é dos Red Devils. Foram seis vitórias e quatro derrotas. Em toda história, o time de Alex Ferguson leva pequena vantagem. Foram 69 vitórias contra 60 derrotas. Sem contar os 50 empates.
No meio de semana, o Manchester estreou na Liga dos Campeões com empate sem gols contra o Glasgow Rangers. Já o Liverpool goleou o Steaua Bucaresti por 4 a 1 pela Liga Europa. É também o Liverpool que mais necessita da vitória, já que ocupa a 13ª posição com cinco pontos em quatro jogos. Péssima campanha. O Manchester é terceiro com oito após o tropeço na última rodada quando levou dois gols nos acréscimos e empatou com o Everton.
Quem também precisa se recuperar é o Barcelona, que vai ao Vicente Calderón no domingo fazer o clássico contra o Atlético de Madrid no grande jogo da terceira rodada do Campeonato Espanhol. Derrotado pelo Hércules no últmo fim de semana, o Barça transformou o mico em um mero acidente de percurso após a goleada sobre o Panathinaikos pela Liga dos Campeões.
Só que Messi e cia terão pela frente um Atlético de Madrid que vai fazendo um bom início de temporada apesar do tropeço no meio de semana pela Liga Europa (derrota de 1 a 0 para o Aris Salonika). Líder do campeonato, o Atlético tem ainda aquele que foi considerado o melhor jogador da Copa, Diego Forlán.  A promessa é de muitos gols.
No mesmo dia jogarão pela sexta rodada do Campeonato Francês Bordeaux e Lyon. Donos de oito dos últimos dez títulos franceses (sendo sete do Lyon e um do Bordeaux), as duas equipes entrarão em campo pressionadas por suas posições ruins na tabela neste início de temporada em que o Lyon é 16º com cinco pontos e o Bordeaux é 18º, na zona de rebaixamento, com quatro pontos. Tudo bem, é início de temporada, mas um começo nada animador.
Por fim, a Holanda terá também no domingo aquele que no país é chamado de "O Clássico". Feyenoord e Ajax duelam em Rotterdã num jogo que já foi muito marcado por problemas com hooligans. Por causa de um acordo firmado entre os prefeitos de Amsterdã e Rotterdã, o jogo não deve ter a presença da torcida do time visitante, no caso o Ajax. No ano passado, as duas cidades concordaram em banir os torcedores rivais por cinco temporadas nos estádios de seus respectivos times para tentar conter a violência.
Dentro do campo, o Feyenoord vai tentar se recuperar no campeonato em que ocupa apenas a oitava posição com sete pontos. Já o Ajax é více-líder com 13, mesmo número de pontos que o líder PSV. Os números da história também são favoráveis ao time de Amsterdã, que venceu 72 dos 163 confrontos contra o rival. O Feyenoord triunfou em 53 oportunidades, mas a última delas foi em fevereiro de 2006. Já são 12 partidas sem derrotar o Ajax. O tabu será quebrado no domingo?
Aliás, vai faltar TV para tanto clássico no domingo.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário