Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de março de 2016

México lança campanha para erradicar gritos homofóbicos

Javier Hernández na campanha da federação mexicana | Reprodução
O grito de "puto", xingamento tantas vezes ouvido em jogos envolvendo a torcida mexicana, pode estar com os dias contados. A Federação Mexicana de Futebol lançou uma campanha pedindo que a torcida mexicana deixe de gritar o palavrão toda vez que o goleiro adversário cobra um tiro de meta.
A medida foi tomada depois que os mexicanos (e outros quatro países) foram multados pela Fifa por causa de gritos discriminatórios vindos de torcidas das arquibancadas. O "puto" dos mexicanos é uma referência homofóbica. Os cantos nas rodadas de novembro das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 custaram ao México uma multa de US$ 20,7 mil (R$ 74,7 mil). 
A campanha da federação foi chamada de "Abraçados pelo futebol". O vídeo conta com a participação de jogadores da seleção, como Javier Hernández, do Bayer Leverkusen.
Há ainda um abaixo-assinado online para aqueles que quiserem participar dela. Quem o assina tem que se comprometer a aceitar todos sem que as diferenças sejam uma barreira, não depreciar ninguém por questões raciais, de gênero, religiosas, políticas ou de qualquer outra espécie, e não ofender ninguém por seu aspecto, origem, estadou ou opinião. Além de ter sempre respeito à outras pessoas, independentemente dos pontos de vista divergentes.
Agora é esperar para ver se a campanha dará certo. O México espera que sim, ou acabará sofrendo novas punições da Fifa.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário