Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de março de 2016

Conte deixará a seleção italiana após a Euro

O caminho parece aberto para o Chelsea anunciar em breve a contratação de Antonio Conte. Nesta terça-feira, o presidente da federação de futebol da Itália, Carlo Tavecchio, confirmou que o técnico deixará a o comando da seleção italiana ao fim da Eurocopa de junho. 
Segundo Tavecchio, Conte ouviu "o chamado do gramado e do trabalho diário, o que é compreensível".
Conte deixou a Juventus em 2014 depois de três temporadas para assumir a seleção italiana após o fracasso na Copa do Mundo do Brasil, quando a equipe foi eliminada ainda na primeira fase. Inicialmente o projeto era preparar o time para a disputa da Euro, mas naturalmente o projeto poderia se estender até a Copa do Mundo da Rússia de 2018. 
O desejo de assumir um time de ponta e, como ressaltou Tavecchio, participar do trabalho diário de uma equipe de futebol, acabou pesando mais na escolha de Conte. O que comprova o quanto os clubes hoje são vistos como um trabalho mais desafiador, interessante e de prestígio para os técnicos de ponta do que as seleções.
Dentre as principais seleções do planeta, as mais tradicionais (Brasil, Argentina, Itália, Alemanha, Espanha, Holanda, Inglaterra e França), apenas duas são comandadas por técnicos consagrados. Além de Conte na Itália, Vicente del Bosque já era um treinador campeão europeu e de muitos títulos pelo Real Madrid quando assumiu a Espanha em 2008.
- Neste momento, toda a nossa concentração está na Euro, onde nós tentaremos, com trabalho e sacrifício, tirar vantagem do nosso potencial. Aqueles que me conhecem estão cientes de que eu darei tudo que tenho. Depois disso, eu sinto que preciso voltar a um clube com a oportunidade de treinar todo dia. Agradeço ao presidente Tavecchio, que está ao meu lado diariamente nessa grande aventura - disse Conte, em uma postagem em sua conta no Facebook.
Conte deve substituir no Chelsea o holandês Guus Hiddink, que assumiu o comando da equipe depois da demissão de José Mourinho. Desde o início sabia-se que Hiddink ficaria apenas como interino.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário