Pesquisar este blog

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Messi imita Cruyff em cobrança de pênalti ensaiada

Lionel Messi já fez gols antológicos. Um deles até parecido com o de Diego Maradona contra a Inglaterra na Copa de 1986. Já bateu dezenas de recordes, conquistou quase 30 títulos e neste domingo ele resolveu, digamos, fazer uma "homenagem" a um dos maiores ídolos da história do Barcelona: Johan Cruyff. 
Neste domingo, o trio Messi-Suárez-Neymar mais uma vez brilhou na goleada do Barcelona sobre o Celta por 6 a 1, pela 24ª rodada do Campeonato Espanhol. Mas foi o quarto gol, marcado por Luís Suárez, que chamou mais atenção. Ao invés de cobrar o pênalti de forma tradicional, Messi resolveu rolar a bola para o uruguaio, que completou para marcar o seu terceiro gol na partida. Messi, Rakitic e Neymar completaram a goleada do Barcelona, com Guidetti descontando.
O que Messi não fez não é uma novidade e não é uma irregularidade na regra. Há 33 anos, Cruyff já havia cobrado um pênalti semelhante quando defendia o Ajax em uma partida contra o Helmond Sport pelo Campeonato Holandês. A diferença é que o lance do Ajax foi ainda mais ousado, pois Cruyff recebeu de volta a bola para marcar o gol.
Disputada no dia 5 de dezembro de 1982, aquela partida terminou com uma vitória de 5 a 0 do Ajax.
Se Messi e Cruyff foram felizes na jogada ensaiada, o mesmo não se pode dizer de Robert Pires. Em 2005, o ex-jogador do Arsenal tentou dar uma de Cruyff na partida contra o Manchester City no antigo estádio Highbury, mas fez tudo errado e pagou mico. Pelo menos o Arsenal venceu por 1 a 0.
Com a vitória, o Barcelona manteve em três pontos a diferença para o Atlético de Madrid na liderança do Campeonato Espanhol. O time catalão tem 57 pontos, contra 54 da equipe de Diego Simeone.
Neste domingo, o Atlético venceu o Getafe por 1 a 0. O único gol do jogo foi marcado pelo atacante Fernando Torres. 
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário