Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Manchester City anuncia a contratação de Pep Guardiola

Acabou o mistério. O Manchester City anunciou nesta segunda-feira que o Pep Guardiola será o novo treinador do clube a partir da próxima temporada. O contrato do treinador catalão será de três anos. O acordo foi anunciado pelo clube inglês em um comunicado oficial. 
Guardiola começa a trabalhar no clube no dia 1º de julho, assim que terminar o seu contrato com o Bayern de Munique.
"O Manchester City pode confirmar que nas últimas semanas finalizou as negociações com Pep Guardiola para que ele possa se tornar o novo técnico do clube a partir da temporada 2016/17".
No City, Guardiola vai substituir o chileno Manuel Pellegrini, que estava no comando do time desde 2013. Pellegrini nunca foi uma unanimidade no lado azul de Manchester. Ele conquistou apenas o Campeonato Inglês e a Copa da Liga Inglesa em 2014 e sempre fracassou na Liga dos Campeões da Europa, uma obsessão do clube desde que começou a investir pesadamente no futebol.
Pellegrini, no entanto, deixará o clube de forma amigável. Tanto que encorajou o City a anunciar a contratação de Guardiola. O destino de Pellegrini pode ser o futebol espanhol, onde ele já treinou Villarreal, Real Madrid e Málaga.
Segundo o clube inglês, o acerto com Guardiola foi uma retomada das negociações iniciadas em 2012, quando o treinador preferiu assinar com o Bayern de Munique.
"As negociações foram um reinício das discussões que ocorreram em 2012. Manifestamos todo o nosso respeito por Manuel Pellegrini e os jogadores. O clube desejava tornar essa decisão pública para remover as desnecessárias especulações. Manuel nos apoiou a fazer esse comunicado. Ele está totalmente focado em atingir os seus objetivos nesta temporada e mantém o respeito e o compromisso de todos os envolvidos com a liderança do clube", diz a nota do City.
O Bayern já havia anunciado no dia 20 de dezembro que Guardiola deixaria o clbue ao fim da contrato nesta temporada. Ele será substituído pelo italiano Carlo Ancelotti. Imediatamente começaram as especulações sobre a sua ida para o futebol inglês. Chelsea, Manchester City e Manchester United surgiram como prováveis clubes.
No início do ano, o treinador confirmou que iria para a Inglaterra, pois precisava "de um novo desafio". Guardiola disse ainda que tinha propostas do futebol inglês e estava estudando elas.
PELLEGRINI HAVIA SE DESPEDIDO
Começou a ficar claro que o destino do treinador seria Manchester quando os jornais ingleses noticiaram que sua esposa estava procurando escolas na cidade. Ao mesmo tempo, Pellegrini anunciou que não continuaria no City na próxima temporada.
- Conversei com a direção do clube e eu terminarei o meu contrato na data original. Assinei por mais um ano, mas com a cláusula de que o clube ou eu poderíamos escolher usar ou não (para a renovação). Então, terminarei no dia 30 de junho. Não há qualquer especulação. O clube não está fazendo nada pelas minhas costas - afirmou o chileno na sexta-feira.
O City será o terceiro clube da carreira de Guardiola como técnico. Ele começou no Barcelona, onde conquistou 14 títulos, entre eles duas Ligas dos Campeões (2009 e 2011), em quatro temporadas. 
Em 2013, após um período sabático, Guardiola assinou com o Bayern de Munique por três anos. No clube alemão, ele faturou cinco títulos. Mas ainda tenta vencer a Liga dos Campeões. A última chance do técnico será na atual temporada.
O Bayern enfrentará a Juventus nas oitavas de final daqui a duas semanas. Como o Manchester City ainda está na competição e enfrentará o Dínamo de Kiev, da Ucrânia, Guardiola poderá até passar pela curiosa situação de enfrentar o seu futuro clube. 
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário