Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Cruyff sobre pênalti de Messi: 'O futebol é uma coisa divertida'

pênalti ensaiado de Lionel Messi que resultou no gol de Luís Suárez na goleada do Barcelona sobre o Celta por 6 a 1, no domingo passado, continua dando o que falar. Na Europa e no Brasil, ele dividiu opiniões. Alguns acham que é um desrespeito, outros que é pura arte de um jogador fantástico que forma um dos grandes ataques da história do futebol com Neymar e Suárez.
Mas ainda faltava um personagem se manifestar: o ex-jogador holandês Johan Cruyff, um dos grandes ídolos da história do Barcelona como jogador e técnico. Ainda que não tenha sido o inventor deste tipo de pênalti em que você passa a bola para um companheiro, Cruyff foi quem o popularizou ao realizar a jogada nos anos 80, quando defendia o Ajax.
Como adepto da filosofia do futebol bem jogador como uma forma de arte, Cruyff, é claro, saiu em defesa de Messi, afirmando que o esporte é uma grande diversão. 
- Por que seria uma falta de respeito? Naquela época (quando ele fez a cobrança), essa ideia não passou pela cabeça de ninguém. Não tem nenhum sentido. É futebol, é uma coisa divertida, diferente. O futebol é isso, diversão, é um jogo. Foi o que fez Messi. Divertir-se e fazer com que a gente se divirta - disse o ex-jogador que se recupera de um câncer no pulmão.
- Como seria uma falta de respeito depois de o Celta ter jogado tão bem? A falta de respeito é não reconhecer isso. Que fez uma grande partida, que Bravo foi um dos melhores (em campo), salvando dois ou três gols e que até esse momento o Barcelona se esforçava muito. 
Cruyff também lembrou de sua cobrança de pênalti em dezembro de 1982. O Ajax enfrentava o Helmond Sport pelo Campeonato Holandês quando resolveu passar a bola para Jesper Olsen, que o devolveu para que ele marcasse, deixando os rivais boquiabertos.
- Todo mundo ficou surpreso. O árbitro me procurou e perguntou: "Isso é legal?". Claro que é legal. O que eu fiz de ilegal? Eu toquei a bola para frente, ele (Olsen) estava fora da área e entrou correndo. Depois se falou muito da jogada - recorda.
No lance de Messi, porém, Suárez havia invadido a área antes da cobrança. Um detalhe que acabou esquecido pela magia e pelo lance inusitado que raramente acontece no futebol. Cruyff se sentiu homenageado com a jogada de Messi.
- Fiquei muito feliz. Não sei se eles haviam visto a jogada (de 1982), mas se alguém pode fazer algo assim é ele (Messi). Em seguida, percebi que estavam falando do meu pênalti. É uma alegria que recordem de você depois de tantos anos. É bonito. São coisas que o futebol te dá - afirmou.
A invenção dessa forma de cobrar pênalti é atribuída ao belga Rik Coppens. Ele fez uma cobrança semelhante durante uma partida pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1958.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário