Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Time desconhecido da semana - Alianza Atlético


Nesta semana, o Fluminense faz o primeiro jogo das oitavas de final da Copa Sul Americana. O adversário será o até hoje desconhecido Alianza Atlético. Até hoje por que? Porque vamos contar aqui um pouco da história deste clube peruano que independentemente do resultado nos confrontos com o tricolor carioca já faz a melhor campanha de sua história em uma competição internacional. 

Em três participações na Copa Sul-Americana, o Alianza Atlético nunca havia conseguido chegar nas oitavas de final do torneio. Em 2004, a equipe foi eliminada na fase preliminar para o Júnior de Barranquila, da Colômbia, e em 2005 caiu diante do Universidad Católica, do Chile. Neste ano, porém, o time não bobeou e passou pelo Deportivo Anzoátegui, da Venezuela, com uma vitória por 2 a 1 após o empate em 0 a 0 na primeira partida. 

E só. Essa é toda a experiência internacional da equipe que nasceu em 18 de janeiro de 1920 na cidade de Sullana, capital da Província de Sullana. Conhecido como El Vendaval del Chirra, o time nunca passou de uma brisa no Peru. Jamais foi campeão do seu país. O mais longe que conseguiu chegar foi ao vice-campeonato da Copa do Peru em 1984 e ao vice-campeonato peruano em 2003. 

E neste ano, o time não deve ir muito longe, uma vez que ocupa a modestíssima 14ª colocação no Campeonato Peruano com 30 pontos ganhos. Apenas dois times estão abaixo do Alianza, o Sport Áncash, com 27 pontos, e o Coronel Bolognesi, com 20. 

Embora seja um clube antigo, o Alianza Atlético está na primeira divisão apenas desde 1988. Em casa, o time atua no estádio municipal Campeones del 36, construído em 2000 e que tem capacidade para apenas 8.000 pessoas. 

Longe de ser uma potência nacional como o Alianza Lima ou o Sporting Cristal, o Alianza Atlético é, no entanto, o bicho-papão regional. Lá sim, os Los Churres, outro apelido do clube, dominam. O time foi 35 vezes campeão da Liga de Sullana, incluindo aí um heptacampeonato entre 1943 e 1949 e um octacampeonato entre 1966 e 1973. 

Será que a história do Alianza Atlético começará a ser reescrita nesta semana? A conferir. 


(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário