Pesquisar este blog

sábado, 5 de setembro de 2009

Espanha com um pé na Copa e Portugal respira

Espanha ficou muito perto de garantir a sua vaga na Copa do Mundo da África do Sul neste sábado. Jogando em Corunha, a Fúria despachou a Bélgica por 5 a 0 e lidera o grupo 5 das Eliminatórias com 21 pontos, seis a mais do que a Bósnia. Já Portugalempatou com a Dinamarca por 1 a 1 e segue respirando na disputa. Faltam três rodadas (para algumas seleções duas) para o término das eliminatórias europeias. O campeão de cada grupo se classifica diretamente para o mundial. Os oito melhores segundos colocados disputam uma repescagem para definir as últimas quatro vagas do velho continente. Veja como ficou a situação de cada grupo após mais uma rodada na Europa.
Grupo 1 - Coube a um brasileiro manter Portugal vivo na briga por uma das vagas na Copa de 2010. Liedson fez um gol a quatro minutos do fim que garantiu o empate com a Dinamarca em Copenhagem. Bendtner marcou o gol dos líderes dinamarqueses, que somam 17 pontos. O grupo está embolado agora. Derrotada pela Suécia por 2 a 1 em outro jogo dramático - o gol de Ibrahimovic saiu aos 45 da etapa final - a Hungria vem em seguida com 13. Suecos com 12 e Portugal com 10 ainda sonham com uma salvadora vaguinha na repescagem. A menos que na reta final a Dinamarca dê uma amarelada.
Grupo 2 - Continua embolada a disputa entre Suíça, Grécia e Letônia. Quem se deu melhor foram os suíços, que fizeram 2 a 0 nos gregos e abriram três pontos de vantagem sobre os rivais (16 contra 13). A Letônia também chegou a 13 pontos ao bater Israel por 1 a 0. No outro jogo do dia, Moldavia e Luxemburgo cumpriram tabela num 0 a 0 que deve ter sido cercado de muitas emoções. Se você viu, mande sua crônica para a gente.
Grupo 3 - Um dos grupos mais emocionantes das eliminatórias do velho continente segue emboladíssimo graças aos resultados deste sábado. Os empates de Polônia e Irlanda do Norte (1 a 1) e Eslováquia e República Tcheca (2 a 2) deixaram tudo indefinido como já estava antes do início da rodada. Com exceção de San Marino, as outras cinco seleções permanecem na disputa. A Eslováquia lidera com 16 pontos, seguida de Irlanda do Norte com 14, Polônia e Eslovênia, com 11, e República Tcheca, com 9. Por estarem mais atrás, os tchecos foram os que mais lamentaram o empate deste sábado. Mas faltando nove pontos a disputar, tudo pode acontecer. Apenas a Irlanda do Norte tem um jogo a mais e pode ficar pelo meio do caminho.
Grupo 4 - A Alemanha não jogou,  mas permanece na liderança da chave com 19 pontos. Quem encostou foram os russos, que venceram por 3 a 0 a fraca seleção de Liechtenstein (com dois gols de Pavlyuchenko) e chegaram a 18. Com 13 pontos após a vitória sobre o Azerbaijão por 2 a 1, a Finlândia também está na briga. Com nove pontos, o País de Gales corre por fora.
Grupo 5 - David Silva (2), David Villa (2) e Piqué deixaram a Fúria com um pé na Copa após a goleada sobre a Bélgica por 5 a 0. Com 21 pontos, os espanhóis podem, na pior das hipóteses, ir para a repescagem. O que não deve acontecer. Esta vaga deve ser disputada entre a Bósnia, que bateu a Armênia por 2 a 0 e tem 15 pontos, e a Turquia, que venceu a Estônia por 4 a 2 e tem 11. Com sete pontos, os belgas não devem viajar para a África do Sul.
Grupo 6
- Com dois gols de Milevsky e um do sumido Shevchenko, que voltou ao futebol do seu país, a Ucrânia goleou Andorra por 5 a 0 e permanece na briga com a Croácia pela segunda vaga na repescagem da Copa do Mundo. Os croatas derrotaram neste sábado a Bielorrússia por 1 a 0, gol de Rakitic, e somam 17 pontos, mas com um jogo a mais em relação aos ucranianos. A líderInglaterra não jogou neste sábado, mas deve se classificar diretamente para o mundial, pois soma 21 pontos. Com nove pontos, os bielorrussos têm chances apenas matemáticas.
Grupo 7 - Faltando três rodadas, a França vive situação complicada na chave. Após o empate por 1 a 1com a Romênia, os franceses ficaram a quatro pontos da líder Sérvia (18 contra 14) e devem ter que disputar a repescagem para garantir a vaga no mundial. No outro jogo do dia, a Áustria derrotou as Ilhas Faroe por 3 a 1 e, com 10 pontos, permanecem na briga. Com chances apenas matemáticas estão Lituânia (nove pontos) e Romênia (oito).
Grupo 8 - Quando a fase de um time é ruim, até um jogador é contaminado no momento em que está na seleção. Se o Milan não vem bem neste início de temporada, o que dizer de um de seus zagueiros, que marcou dois gols contra? O autor da façanha foi o capitão da seleção da Geórgia, Kakha Kaladze, que acabou ajudando o país que o acolhe no futebol, a Itália, na derrota de sua seleção por 2 a 0. Os italianos disseram grazie e assumiram a liderança da chave com 17 pontos, um a mais do que a Irlanda, que derrotou o Chipre por 2 a 1 graças a um gol de Robbie Keane no fim do jogo. Ao golear Montenegro por 4 a 1, a Bulgária permaneceu na terceira posição com 11 pontos e ainda sonha com uma vaga.
Grupo 9 - Com a (minha) Holanda já classificada, a Escócia ficou muito perto de tentar uma vaga na repescagem ao bater a Macedônia por 2 a 0. Os escoceses tem 10 pontos, três a mais do que a Noruega, que empatou com a Islândia por 1 a 1, e a Macedônia. Como este grupo tem uma seleção a menos do que os demais, a próxima rodada define tudo.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário