Pesquisar este blog

domingo, 6 de setembro de 2009

A fraca campanha do técnico Maradona

Ninguém discute que Maradona foi um craque do futebol mundial, mas como treinador Don Diego está deixando muito a desejar.  Mais do que os números, que mostram que a Argentina perdeu três dos cinco últimos jogos que disputou pelas Eliminatórias, a posição da equipe na competição e o futebol apresentado na derrota de 3 a 1 para o Brasil em Rosário são o retrato de um time que não encontrou ainda um jeito para jogar mesmo tendo jogadores do porte de Messi, Tevez, Aguero, Mascherano e Verón, só para ficar em alguns exemplos entre os que entraram em campo no Gigante de Arroyito.
Apenas em poucos momentos da partida a Argentina conseguiu jogar de igual para igual ao Brasil. Nunca foi superior. Mesmo quando aparentemente dominava o jogo, não levava muito perigo à sempre sólida defesa brasileira.
Quando o contra-ataque se armava para o time de Dunga, os argentinos tinham como único expediente parar as jogadas com faltas. Desorganizado e sem inspiração do meio-campo para a frente e com uma defesa técnicamente muito fraca, a Argentina foi presa fácil para Brasil, como vem sendo nos últimos jogos.
Em campo, a equipe de Maradona não tem esquema tático, estratégia ou jogada ensaiada. Abusou no primeiro tempo das jogadas pelo meio, onde Messi esbarrava na defesa. Levantou bolas na área e perdeu todas, até por ser um time mais baixo do que o Brasil.
No segundo tempo, Maradona usou do velho expediente de colocar mais um atacante (Aguero) no lugar de um jogador de meio-campo (Maxi Rodriguez). A sua seleção conseguiu fazer um belo gol com Dátolo, mas nunca ameaçou a vitória brasileira construída com dois gols de Luís Fabiano e um do zagueiro Luisão e uma atuação incontestável no campo do adversário.
Em quarto lugar nas Eliminatórias com 22 pontos, a Argentina ainda corre o risco de não disputar o Mundial de 2010, na África do Sul. Maradona, portanto, corre contra o tempo para arrumar alguma coisa parecida com um esquema tático para dar um mínimo de organização a um time que parece perdido em campo.
A campanha do técnico Maradona na Argentina:
11/11/08 - Amistoso - Escócia 0 x 1 Argentina
11/02/09 - Amistoso - França 0 x 2 Argentina
28/03/09 - Eliminatórias - Argentina 4 x 0 Venezuela
01/04/09 - Eliminatórias - Bolívia 6 x 1 Argentina
20/05/09 - Amistoso - Argentina 3 x 1 Panamá
06/06/09 - Eliminatórias - Argentina 1 x 0 Colômbia
10/06/09 - Eliminatórias - Equador 2 x 0 Argentina
12/08/09 - Amistoso - Rússia 2 x 3 Argentina
05/06/09 - Eliminatórias - Argentina 1 x 3 Brasil
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário