Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Time desconhecido da semana - Unirea Urziceni

Na quinta-feira passada, enquanto acompanhávamos o sorteio dos grupos da Liga dos Campeões da Europa, vimos um intruso entre os gigantes da Europa. O pequeno Unirea Urziceni, da Romênia, que vai medir forças no grupo G com Sevilla, Glasgow Rangers e Stuttgart no torneio mais importante do planeta. Mas quem é o Unirea Urziceni? É a resposta que Planeta que Rola tenta dar nas linhas que se seguem.
Campeão romeno na temporada passada, o Unirea, apesar de desconhecido, se classificou diretamente para a fase de grupos da Champions. Fundado em 1954, a equipe é conhecida como o Chelsea de Lalomita, região romena de pouco mais de 295 mil habitantes. O Urziceni do nome é uma referência à cidade da equipe que, como você já deve ter deduzido pelo apelido tem como cor principal do uniforme o azul. Aliás, este é o principal motivo de a equipe ter este apelido. Ele foi criado pelo técnico do clube, o ex-zagueiro da seleção Dan Petrescu, que jogou nos Blues entre 1995 e 2000.
Clube relativamente jovem, o Unirea também está há pouco tempo na primeira divisão romena. O Chelsea de Lalomita subiu para a elite em 2006. Na primeira temporada não foi bem, ficando apenas na 10ª posição. Mas a equipe veio subindo. No ano seguinte ficou em quinto e em 2008, abiscoitou o vice-campeonato. Até que em 2009, conquistou seu primeiro e único título.
Nesta temporada, o time ocupa a sétima posição com sete pontos em quatro jogos. Mas o campeonato romeno está embolado. Os líderes Brasov e Timisoara têm oito pontos. Também somam sete pontos o Dinamo Bucaresti, o Vaslui, o Steaua Bucaresti e o Cluj.  
A experiência na Liga dos Campeões não será a primeira da história do Unirea em uma competição europeia. Na temporada passada, o time jogou a Copa da Uefa (hoje chamada de Liga Europa), mas foi muito mal, tendo sido eliminado na primeira fase.
Algo que o Unirea não pretende repetir na Liga dos Campeões. No grupo que podemos considerar a baba do torneio, talvez seja muito pensar em uma vaga nas oitavas de final, mas para o Unirea já será uma vitória terminar na terceira posição e entrar na Liga Europa. Para isso, o time conta com bons resultados jogando diante de sua torcida no estádio Tineretului, que tem capacidade para 7 mil espectadores. Vamos ver se a equipe romena consegue o seu objetivo.
Bom, por hoje é só galera. Se você sabe tudo sobre a língua de Vlad Dracul e quiser saber mais sobre o Unirea é só clicar aqui para entrar no site oficial do clube
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário