Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Time desconhecido da semana - Pro Vercelli


Atual bicho papão da Itália, a Inter de Milão iniciou no domingo no empate de 1 a 1 com o Bari a caminhada em busca de um inédito pentacampeonato em sua história. Mas houve um tempo em que a Inter não apitava nada na velha bota. Lá no início do século XX, os times que mandavam no Campeonato Italiano eram o Genoa e o Pro Vercelli, que conquistaram 16 dos 23 torneios disputados entre 1898 e 1924. É em homenagem aos velhos tempos e à volta do Calcio no último fim de semana que hoje vamos contar um pouco da história de um destes grandes campeões do passado. 

Fundado em 1892, o Unione Sportiva Pro Vercelli Calcio faturou sete títulos em 11 campeonatos disputados entre 1908 e 1922 (por causa da I Guerra Mundial, não houve futebol na Itália entre 1916 e 1919). Foi uma das grandes equipes daquele período. 

A primeira taça veio logo no seu ano de estreia na primeira divisão, na temporada de 1907-08. Os Camisas Brancas tinham acabado de conquistar o acesso à elite e foram logo faturando o campeonato. E no ano seguinte veio o bi. Em seguida, a equipe conquistou um tricampeonato entre 1911 e 1913. 

E o Pro Vercelli só não foi hexacampeã no período porque na temporada 1909-10 houve um desentendimento entre o clube e a Federação Italiana na hora de marcar a final contra a Inter de Milão. Assim, a equipe, em protesto, preferiu entrar em campo com um time de juniores e foi derrotada por 10 a 3. 

No período do tricampeonato, o Pro Vercelli ficou conhecido como o time dos fantásticos leões do meio-campo, uma alusão ao setor que era formado por Ara, Milano e Leone. Na mesma época, a equipe foi a base da primeira seleção italiana da história, com nove atletas. 

Os dois últimos títulos da história dos Camisas Brancas vieram após a I Guerra. O bicampeonato de 1921 e 1922 foi a última glória de uma equipe que entraria em declínio nas décadas seguintes. 

Na temporada 1934-35, o Pro Vercelli foi rebaixado para a segunda divisão. Seis anos depois, caiu para a terceira. Ainda conseguiu retornar para a Série B em 1946, onde ficou dois anos. O fundo do poço veio na temporada 1977-78, quando os Camisas Brancas mancharam de vez sua história com a queda para a quarta divisão onde se encontra até hoje. 

O Pro Vercelli, aliás, estreou na Série C2 no domingo contra o Sambonifacese. O resultado não foi nada animador para os seus torcedores. A equipe perdeu por 3 a 0 diante de 853 testemunhas. A partida foi disputada em seus domínios, o estádio Silvio Piola. O nome não lhe soa estranho? É isso mesmo, o ex-atacante da seleção italiana e de Lazio, Torino e Juventus, começou sua carreira no Pro Vercelli, clube pelo qual marcou 51 gols em 127 jogos entre 1929 e 1934. 

Outro jogador relativamente famoso que defendeu as cores do clube foi o atacante Mauricio Ganz. Coadjuvante naquele time do Milan do final dos anos 90 que tinha Bierhoff, Weah, Boban, Leonardo e Shevchenko, Ganz, hoje com 40 anos, disputou duas temporadas pelo clube no final da carreira. Marcou 10 gols em 26 jogos. 

Bom, é torcendo por dias melhores para o Pro Vercelli que nos despedimos por hoje. Se você quiser saber mais sobre o time e for versado na língua de Michelangelo, é só clicar aqui e visitar o site oficial do clube


(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário