Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Time desconhecido da semana - FC Rotor Volgogrado

A tabelinha que Planeta que Rola faz hoje é com o Mundial de Atletismo que está sendo disputado em Berlim, na Alemanha. Aproveitando que nesta segunda-feira será disputada a final do salto com vara e que somos apaixonados pela russa Yelena Isinbayeva, contaremos um pouco da história sobre o clube da cidade em que nossa musa (tá bom, falo apenas por mim, afinal, não consultei os demais companheiros de blog) nasceu. Assim, vamos falar sobre o FC Rotor Volgograd.
Nascido em 1929, o Rotor, assim como a maioria dos nossos times desconhecidos, já teve outros nomes na sua vida. Mas o que é mais bizarro é que ele é um time de uma cidade que também já mudou de nome duas vezes. Hoje conhecida como Volgograd, a cidade de pouco mais de 1 milhão de habitantes foi fundada em 1555 como Tsaritsyn, mas em 1925 ganhou o seu nome mais conhecido, Stalingrado, em referência ao líder soviético Josef Stalin. Apenas em 1961, a região mudou de nome para Volgograd. 
Território marcada por sangrentos conflitos – foi palco da Batalha de Stalingrado entre soviéticos e alemães durante a Segunda Guerra Mundial que durou quase seis meses e matou aproximadamente 2 milhões de soldados e de uma violenta guerra entre bolcheviques e o exército branco durante a revolução russa – Volgograd também tem um time que sucumbiu na batalha, mas financeira. 

É que o FC Rotor Volgograd com esse nome como conhecemos (ou melhor, passamos a conhecer agora) fechou as portas no ano passado porque foi a bancarrota. Excluído da terceira divisão da Rússia, o time foi “refundado” numa jogada semelhante a que fez a Fiorentina em 2002 com um novo nome, FC Volgograd, sem o “Rotor” e se credenciou a disputar a terceirona russa com a licença do FC Olimpia Volgograd, que deixou de existir também após problemas financeiros. Diferentemente da Fiorentina, porém, eles fizeram algumas mudanças no escudo como você pode ver na foto ao lado
Que coisa maluca isso tudo! E pensar que o time foi fundado como Traktor Stalingrado, uma referencia à fábrica Dzherzinsky Tractor Works, que produz tratores. E se chamou ainda Torpedo Stalingrado (1948), Stal Stalingrado (1970) e Barrikady Volgograd (1972).

Mas esqueçamos as desgraças. Falemos sobre as glórias do FC Rotor Volgograd. Tudo bem que elas não foram muitas, mas foram marcantes. O Rotor foi o último campeão do antigo campeonato da segunda divisão da União Soviética em 1991. Após o colapso soviético, no entanto, a equipe nunca mais foi a mesma. O máximo que o Volgograd conseguiu foram dois vice-campeonatos russos em 1993 e 1997 um vice-campeonato da Copa da Rússia em 1995. 

O declínio continuou no início do século XXI, quando o time foi rebaixado para a segunda divisão da Premier League russa. Em seguida teve a sua licença profissional negada e acabou decidindo não participar das ligas amadoras. Mas o time acabou voltando a disputar campeonatos pela terceira divisão em 2006, onde está até hoje. 

Entre a mudança de Rotor Volgograd para apenas Volgograd (cujo site oficial você conhece clicando aqui, desde que esteja afiado na língua de Dostoievski), a equipe manteve as suas cores azul e branca na camisa, mas deixou de jogar no Rotor Stadium, que tinha capacidade para 38 mil espectadores para atuar no Olímpia Stadium. 

Hoje o time tenta recuperar as glórias conquistadas na velha União Soviética. Mas pelo visto, por muito tempo Volgograd ficará mais conhecida por ser a terra da recordista mundial (5,05m) Yelena Isinbayeva do que pelo seu time outrora campeão da segunda divisão. 

Por hoje é só galera.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário