Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Liga desconhecida da semana - Gozitan First Division

Depois que o amigo Allan Caldas trouxe na semana passada o clássico desconhecido da semana, nesta segunda-feira precisávamos nos superar sob pena de decepcionarmos nossos nobres leitores espalhados por todo o mundo. Após muita pesquisa, vários nomes surgiram na nossa pauta, até que finalmente chegamos onde nenhum jornalista esportivo jamais esteve. E olha que nem precisamos ir para uma galáxia muito, muito distante.

Nesta semana, portanto, apresentamos mais do que um time desconhecido, mais do que um clássico desconhecido. Finalmente chegamos ao topo da bizarrice com a Liga desconhecida da semana. Falamos, é claro, da Gozitan First Division, liga profissional que é disputada na ilha de Gozo.

Vocês devem estar dizendo algo do tipo: “o Marcelo só pode estar de sacanagem. Não existe nenhum lugar do planeta com esse nome”. Não, é verdade. Pode conferir clicando aqui e visitando o site oficial da Gozo Football Association.

Mas vamos por partes. Para começo de conversa, Gozo é uma ilha de 31 mil habitantes que fica no Mar Mediterrâneo e faz parte da República de Malta. Sua capital (não riam, por favor) é Rabat, um povoado que é também chamado de Vitória. Embora pertença a Malta, Gozo tem um governo central comandado pela ministra Giovanna Debono.

Gozo é popularmente conhecida por ser a Ilha de Calypso. Isso porque se acredita que a região seja a que Homero citou na Odisséia como Ogygia, que na mitologia grega era controlada pela ninfa. Filha do titã Atlas, Calypso mantém o herói da tragédia, Ulisses, como prisioneiro do seu amor por sete anos, até que ele é libertado por Zeus. Viu só. Planeta que Rola também é cultura.

Mas como o assunto aqui é futebol, falemos da Liga Gozolar (Ou Gozolense, Gozolana, sei lá, um doce para quem me disser como se chama o indivíduo nascido em Gozo. Mas não vale ser malcriado. Este é um blog de família). Bom, a Liga hoje conhecida como Onvol First Division por causa do seu patrocinador, foi fundada em 1937. Seu primeiro campeão foi o Victoria Stars. Aliás, este é o único título do clube. Os maiores vencedores do torneio, no entanto, são o Victoria Hotspurs e o Nadur Youngsters, que têm 10 títulos cada. O Nadur, inclusive, é o atual tricampeão da ilha.

A primeira divisão (sim, Gozo tem segunda divisão) tem sete equipes. O torneio é disputado entre setembro e abril no sistema de pontos corridos. Como são poucos times, o campeonato tem três turnos para que sejam disputados 18 jogos. Ao final da competição, a pior equipe é rebaixada para a segunda divisão.

Nesta temporada, a competição está na segunda rodada. O líder com seis pontos é o Victoria. No primeiro jogo, venceu o clássico com o Nadur por 1 a 0. Em seguida, bateu o Victoria Wanderers, também por 1 a 0.

A maioria dos jogos do campeonato é disputado no Gozo Stadium, chamado de Silver Jubilee Ground. Fundado em 10 de maio de 1936, o estádio é o maior da ilha, com capacidade para quatro mil espectadores.

Como Gozo não é filiada à Fifa e à Uefa, seus campeões nunca tiveram a chance de disputar uma Liga dos Campeões ou Copa da Uefa. Mas os torcedores gozeenses, gozeeiros, ah, sei lá, a galera lá da ilha, não ficam sem participar (ou melhor, tentar participar) das festas do futebol europeu. É que a ilha tem um representante na Liga de Malta, o Gozo FC. Fundado em 1987, o time chegou a ser campeão maltês na temporada 98/99. Mas hoje a realidade é bem diferente. Eles estão na terceira divisão de Malta.

Para finalizar, não podemos deixar de citar que embora faça parte de Malta, Gozo já reuniu uma seleção. Eles disputaram uma única partida em 1997 justamente contra Malta e, surpreendentemente, venceram por 4 a 3.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário