Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de setembro de 2008

A outra Champions League

Nesta terça-feira começa o maior campeonato interclubes do mundo: A Uefa Champions League. Em campo, times tradicionais como Chelsea, Liverpool, Roma e Werder Bremen dão o pontapé inicial no sonhado título europeu e a vaga no Mundial Interclubes do ano que vem.
O que poucos sabem e que Planeta que Rola revela agora é que nesta terça também começa outra Champions League. Mais modesta, com menos times do que a prima famosa, mas cujo título também vale vaga no Mundial. Falamos da Concacaf Champions League.
Disputada por 24 clubes das Américas do Norte e Central, o torneio entre os campeões da Concacaf, assim como o primo rico, também inicia sua fase de grupos depois de duas disputas preliminares quando times como Deportivo Jalapa, da Guatemala, e Hankook Verdes, de Belize, foram eliminados.
Agora, portanto, temos 16 clubes divididos em quatro grupos de quatro. Após seis rodadas, com jogos e ida e volta, os dois melhores times se classificam para a fase de quartas-de-final, que será disputada nos dias 24 e 26 de fevereiro e 3 e 5 de março. A partir daí, os times disputam sempre jogos de mata-mata até a grande final, marcada para abril de 2009.
Embora poucos conheçam a Concacaf Champions League - que, aliás, ganhou este nome pomposo em inglês a partir de 2002 - o torneio é relativamente tradicional nas Américas do Norte e Central. É disputado desde 1962 e, claro, os mexicanos o dominam.
Os maiores campeões são o América e o Cruz Azul, com cinco títulos cada um. Em seguida, com três títulos, vêm mais dois mexicanos, o Pumas U.N.A.M. e o Pachuca, que é o atual bicampeão do torneio, mas não se classificou para tentar um tricampeonato só conseguido pelo Cruz Azul em 1969-70-71, além do Deportivo Saprissa, da Costa Rica.
Das 44 edições do torneio (a competição não foi disputada entre 1964 e 66), o México tem 23 títulos, quase quatro vezes mais do que a Costa Rica, que tem seis conquistas. Os Estados Unidos, outra força regional, venceram apenas duas edições do torneio, em 1998, com o DC United, e em 2000, com o Los Angeles Galaxy.
Neste ano, os americanos são representados pelo DC United, cabeça-de-chave do grupo A que ainda conta com Deportivo Saprissa, Cruz Azul e Marathon, de Honduras, e pelo Houston Dynamo, cabeça-de-chave do grupo B que conta ainda com Luis Angel Firpo, de El Salvador, San Francisco, do Panamá, e Pumas.
O grupo C tem Atlante, do México, Olimpia, de Honduras, Joe Public, de Trinidad e Tobago, e Impact de Montreal, do Canadá. Já o grupo D conta com Santos Laguna, do México, CSD Municipal, da Guatemala, Puerto Rico Islanders, de Porto Rico, e Tauro, do Panamá.
Agora que você já conhece quase tudo sobre a Concacaf Champions League, aqui está a primeira rodada, que será disputado entre esta terça e quinta-feira.
Terça-feira:
DC United x Deportivo Saprissa
San Francisco x Pumas
Puerto Rico Islanders x Tauro
Quarta-feira:
Marathon x Cruz Azul
Houston Dynamo x Luis Angel Firpo
Impact de Montreal x Joe Public
Santos Laguna x Municipal
Quinta-feira:
Atlante x Olimpia
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário