Pesquisar este blog

domingo, 10 de junho de 2012

Taiti vai disputar a Copa das Confederações do Brasil

Os jogadores dançando o haka na comemoração do título da Copa da Oceania - Reprodução da internet
Brasil, Espanha e...Taiti! É isso mesmo. A pequena ilha do Pacífico de apenas 178 mil habitantes e mais conhecido pelas boas ondas para os surfistas vai mandar uma seleção para a Copa das Confederações do ano que vem aqui no Brasil.
Os taitianos conseguiram o feito depois de conquistarem neste domingo a Copa da Oceania com uma vitória por 1 a 0 sobre a Nova Caledônia, em Honiara, capital das Ilhas Salomão.
A decisão por si só foi uma surpresa. Depois que a Austrália foi disputar as competições asiáticas, se esperava que a Nova Zelândia dominasse um continente cujo futebol é muito mais amador do que profissional. Mas a Nova Caledônia (155º do ranking da Fifa) surpreendeu os neozelandeses ao eliminá-los na semifinal com uma vitória por 2 a 0.
Na decisão, o time enfrentaria o Taiti (179º do ranking da Fifa) teoricamente como favorito. Na semifinal, os taitianos eliminaram as Ilhas Salomão. Mas um gol de Steevy Chong Hue aos 11 minutos do primeiro tempo sacramentou a conquista do Taiti.
A vitória é o maior feito da seleção do Taiti, que se filiou à Fifa em 2004. O time já tinha chegado três vezes à final da Copa da Oceania (1973, 1980 e 1996), mas nunca conquistara o título. O time perdeu uma vez para a Nova Zelândia e duas para a Austrália nestas decisões.
No atual torneio, a campanha do Taiti foi impecável com cinco vitórias em cinco jogos. Foram vinte gols marcados e apenas cinco sofridos. A Nova Zelândia, que disputou a última Copa do Mundo e se despediu na primeira fase, mas invicta com três empates e a frente da Itália, ficou com o terceiro lugar ao bater as Ilhas Salomão por 4 a 3.
Embora já esteja na Copa das Confederações, o Taiti ainda vai brigar novamente com Nova Caledônia, Ilhas Salomão e Nova Zelândia por uma vaga no Mundial de 2014. As seleções voltarão a se enfrentar em jogos entre si de ida e volta nas Eliminatórias da Oceania. O campeão ainda terá que disputar uma repescagem contra o quarto colocado da da Concacaf.
Além de Brasil (sede), Espanha (campeão do mundo) e Taiti, também já estão classificados para a Copa das Confederações o Uruguai (campeão da Copa América), Japão (campeão da Ásia) e o México (campeão da Concacaf). Restam apenas as vagas do campeão europeu que sairá da Eurocopa deste ano e do campeão africano. O torneio será disputado em janeiro do ano que vem.
Veja os melhores momentos da conquista do Taiti:
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário