Foi um fim de semana inesquecível para o futebol argentino com decisões emocionantes na primeira e na segunda divisão. E no fim, os torcedores que podem exibir um sorriso de orelha a orelha quando voltarem ao trabalho nesta segunda-feira serão os do River Plate e do Arsenal.
O pequeno time de Sarandí sagrou-se neste domingo campeão argentino pela primeira vez em sua história. A conquista do Arsenal, time presidido pelo presidente da Associação de Futebol da Argentina (AFA), Julio Grondona, veio depois que o clube derrotou o Belgrano por 1 a 0 no estádio que leva o nome do seu presidente.
Também contribuiu para a conquista o tropeço de seus dois adversários diretos na luta pela taça. O Tigre ficou no 2 a 2 com o Independiente e acabou com o vice-campeonato. Já o Boca Juniors escalou um time de reservas contra o All Boys e acabou derrotado por 3 a 1. O clube xeneize estava mais preocupado com a disputa do título da Copa Libertadores. Na próxima quarta-feira, o Boca enfrenta o Corinthians, na Bombonera, no primeiro jogo da decisão.
O gol da vitória do Arsenal foi marcado aos 27 minutos por Lisandro Lopez num chute forte dentro da área após a cobrança de escanteio. É apenas o segundo título em 55 anos de história. O Arsenal também foi campeão da Copa Sul-Americana de 2007.
Com o título, o clube de Sarandí volta a disputar a Libertadores em 2013. Neste ano, o Arsenal foi eliminado no grupo que tinha Fluminense e Boca Juniors.
Embora tenha perdido a chance de ser campeão também pela primeira vez, o Tigre tem muito a comemorar. Com o empate, o clube conseguiu uma missão que parecia impossível no início do Clausura: escapar do rebaixamento.
Como o regulamento na Argentina prevê que a queda para a Série B seja através da média dos últimos três campeonatos, o Tigre chegou na última rodada com chance de ser campeão e rebaixado ao mesmo tempo.O título não veio e o clube ainda escapou da Promoción, um playoff para apontar quem jogaria a segunda divisão na próxima temporada, porque o San Lorenzo venceu o San Martín por 3 a 1.
Assim, o San Lorenzo e o San Martín disputarão a Promoción contra Instituto e Rosário Central, respectivamente, terceiro e quarto colocados da Série B. As partidas serão de ida e volta e começam a ser disputadas na quinta-feira.
Olimpo e Banfield foram rebaixados. Já River Plate e Quilmes subiram direto para a elite. O River encerrou o seu calvário na segunda divisão ao derrotar o Almirante Brown por 2 a 0. Os dois gols marcados por Trezeguet deram ainda o título para o time.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)
Nenhum comentário:
Postar um comentário