Acabou o sonho de David Beckham, 37 anos, de disputar os Jogos Olímpicos de Londres. O veterano jogador inglês foi preterido pelo técnico Stuart Pearce e não será um dos atletas acima de 23 anos do time britânico.
Os escolhidos de Pearce serão o inglês Micah Richards, do Manchester City, e os galeses Craig Bellamy, do Liverpool, e Ryan Giggs, do Manchester United. Aos 38 anos, Giggs, que tem uma longa lista de serviços prestados, títulos e recordes pelos Red Devils, vai disputar a sua primeira competição importante por uma seleção.
Como o País de Gales nunca teve um grande time, Giggs não teve a chance de disputar uma Copa do Mundo ou uma Eurocopa na carreira. A escolha do meia acaba sendo uma bela homenagem ao jogador que conquistou 33 troféus pelo Manchester United e detém uma série de marcas importantes pelo time inglês e na história da Premier League.
Para Beckham, ficou a frustração de ficar de fora da competição que será disputada na sua casa.
- Todos sabem o quanto jogar pelo meu país significaria para mim. Eu ficaria honrado de fazer parte disso. Naturalmente fiquei desapontado, mas não haverá ninguém que vai torcer mais por esse time do que eu. Tenho esperança de que eles podem conquistar o ouro - disse Beckham.
Beckham teve um papel importante na candidatura inglesa, em 2005, em Cingapura. Ele também participou da cerimônia de encerramento em Pequim-2008 e carregou a tocha desde a Grécia para o Reino Unido. Sua convocação também era vista como um bom chamariz para alavancar a venda de ingressos para o futebol olímpico, que anda decepcionante. Mesmo fora da competição, ele deve ser uma presença constante em eventos em Londres.
- Como um londrino, eu fiquei realmente orgulhoso por ter ajudado um pouco a trazer a Olimpíada para a minha cidade-natal e mal posso esperar para que os Jogos comecem - disse o jogador, que pode fazer parte da cerimônia de abertura.
A lista dos 18 jogadores que disputarão será divulgtada por Pearce na semana que vem. A seleção britânica está no grupo A das Olimpíadas e vai enfrentar na primeira fase o Senegal, no dia 26 de julho, em Old Trafford, os Emirados Árabes Unidos, no dia 29, em Wembley, e o Uruguai, no dia 1º de agosto, no estádio Millenium, em Cardiff, no País de Gales.
Esta é a primeira participação do time britânico nos Jogos desde Roma-1960. Naquela Olimpíada, a equipe venceu Taiwan, empatou com a Itália e perdeu para o Brasil, tendo sido eliminada na primeira fase. Mas na história o time tem duas medalhas de ouro olímpicas em 1908, também na Inglaterra, e em 1912, na Suécia. Em 1964, 68 e 72, o time não se classificou. Nas Olimpíadas restantes, a equipe não entrou nos torneios classificatórios ou foi representada por seleções de base da Escócia ou da Inglaterra.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)
Nenhum comentário:
Postar um comentário