![]() |
Extintores de incêndio e pouca roupa: as armas para protestar - Reprodução |
Vocês achavam que o Femen ia ficar fora da festa? No dia da abertura da Eurocopa da Polônia e da Ucrânia, as ativistas ucranianas estiveram na porta do estádio Nacional de Varsóvia, onde será disputada a partida entre Polônia e Grécia, para protestar contra a prostituição durante o torneio.
VÍDEO: Sexo e futebol na Eurocopa
FOTOGALERIA: Veja mais imagens da manifestação
As mulheres do Femen foram de peito aberto para a entrada do estádio e com xingamentos ao torneio pintados no corpo. Além de gritar e desfilar seminuas no entorno do estádio, as moças também deram trabalho para os seguranças do estádio e os policiais com seus extintores de incêndio.
Alheios a polêmica e gostando muito do que viram, alguns torcedores também aproveitaram para confraternizar com as ativistas.
O Femen vem fazendo protestos por causa da Eurocopa desde o ano passado. Nas últimas semanas, elas atacaram a taça da Eurocopa que estava em exposição em Kiev e em Dnipropetrovsk.
Uma de suas líderes, Olexandra Shevchenko, dize que o objetivo do grupo é "frear o baixo estilo de vida do torcedor do futebol que vai converter a Ucrânia em um bordel". Os protestos são sempre feitos da mesma forma, com as mulheres fazendo topless em público.
O grupo alerta para um possível aumento do turismo sexual durante a competição. Elas também já protestaram contra a proibição do governo de as pessoas usarem as sacadas de suas casas próximas aos estádios durante a competição, estiveram na conferência "Euro-2012: Corrupção e Prostituição", protestaram em um estádio visitado pelo presidente da Uefa, Michel Platini, e até foram no sorteio dos grupos do torneio.
Além da prostituição, as moças também protstam contra o sexismo, o turismo sexual e cobram mais políticas voltadas para as mulheres na Ucrânia. No ano passado, elas se organizaram num partido político e pretendem concorrer a cargos no governo.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)
Nenhum comentário:
Postar um comentário