Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Cardiff muda o escudo e cores e irrita a torcida

Os rumores que surgiram no mês passado se confirmaram nesta quarta-feira. Depois de mais de cem anos jogando de azul, o Cardiff City teve as suas cores e o seu escudo alterados para a próxima temporada. o time comandado pelo malaio Dato Chan Tien Ghee vai passar a jogar de vermelho na próxima temporada. O escudo também foi alterado e agora também será vermelho e com a imagem de um dragão dando lugar ao pássaro do escudo anterior.
A mudança vinha sendo comentada desde o mês passado. Ghee, que comprou o clube em 2010, argumentava que os problemas financeiros da equipe tornavam as alterações inevitáveis. Ele dizia que as alterações ajudariam o clube a ter sucesso comercial e promover a sua marca. Além disso, o vermelho é considerada uma cor de sorte na Ásia. Já o dragão é um animal muito simbólico na região e aparece na bandeira do País de Gales.
O uniforme azul que vinha sendo usado até então agora será a camisa número 2 enquanto o uniforme número 3 será todo preto. 
A mudança, no entanto, não agradou aos torcedores, que reclamaram em discussões pela internet. Em carta aberta à torcida, o presidente do clube chegou a dizer que tinha mudado de ideia: 
- Não temos nenhum desejo de ofender os torcedores ou causar a impressão de que não temos espeito pelo clube ou sua história. Isso fui sugerido em várias reuniões, inclusive na assembleia dentro do clube. Diante da furiosa oposição de um grande número de torcedores não vamos mudar as cores e o escudo do time e continuaremos a jogar de azul na próxima temporada.
Nesta quarta, no entanto, o malaio esquecer o que escrevera e apresentar a nova camisa e o novo escudo. Quem teve que dar explicações foi o diretor executivo do clube, Alan Whiteley.
- Às vezes, nas dificuldades econômicas e no desafio de atrair melhores condições de mercado, na tentativa de atrair investimentos e progredir, decisões difíceis e sacrifícios precisam ser feitos. Sabemos que a mudança e radical. E alguns poderiam dizer revolucionária. Acreditamos que teremos a compreensão de um bom número de torcedores, embora seja uma decisão controversa. Essa não foi uma decisão fácil ou tomada sem um grande acerto e debate - afirmou.
Será que ele vai conseguir convencer o torcedor? Só a próxima temporada vai dizer com as manifestações no estádio. O Cardiff não joga na elite desde 1962. Mas neste ano a equipe chegou na decisão da Copa da Liga Inglesa, quando foi derrotado pelo Liverpool, nos pênaltis.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário