Pesquisar este blog

sábado, 16 de junho de 2012

Rússia perde e é eliminada da Euro junto com a Polônia

Uma das sensações da primeira rodada, com o jogador candidato à revelação da Eurocopa e...eliminada. A Rússia teve um começou de Euro fulgurante com a goleada de 4 a 1 sobre a República Tcheca e dando sinais de que poderia ser uma das surpresas positivas do torneio num time que tinha o jovem Dzagoev, de 21 anos, como destaque e artilheiro da competição. Mas a surpreendente derrota para a Grécia por 1 a 0 neste sábado aliada à vitória da República Tcheca sobre a Polônia também por 1 a 0 sacramentou a queda russa na primeira fase.
Além dos russos, seus rivais poloneses, com quem andaram se desentendendo pelas ruas de Varsóvia antes do empate entre eles na segunda rodada, também se despediram do torneio. Os donos da casa agora só poderão acompanhar a Euro pela TV.
Com seis pontos, a República Tcheca terminou a primeira fase em primeiro lugar. Em segundo veio a Grécia com quatro. A Rússia terminou o torneio com quatro pontos e a Polônia se despediu da competição sem vencer e com apenas dois pontos.
Nas quartas de final, os tchecos enfrentarão o segundo colocado do grupo B formado por Alemanha, Holanda, Portugal e Dinamarca. A rodada final da chave será neste domingo com o duelo entre alemães (seis pontos) e dinamarqueses (três pontos) e entre holandeses (zero ponto) e portugueses (três pontos). A Grécia enfrentará a líder da chave nas quartas de final. Provavelmente será a Alemanha.
Se os russos foram a decepção, os gregos mais uma vez surpreenderam. No dia em que entrou para a história da sua seleção ao igualar o recorde de Zagorakis de 120 jogos com a camisa do país, o meia Karagounis, de 35 anos, marcou o gol da vitória aos 46 minutos do primeiro tempo.
Mais uma vez os gregos surpreenderam num grupo em que podiam ser considerados a quarta força. Foi assim também em 2004, ano em que foram campeões e se classificaram em segundo lugar numa chave que tinha Portugal, Espanha e Rússia. No fim, os gregos venceram os portugueses na decisão em Lisboa por 1 a 0. Mas neste ano é improvável que a Grécia repita o feito.
Já os tchecos chegaram na Euro com um dos piores times já formados por eles nos últimos tempos em que até o goleiro Petr Cech, um paredão quase imbatível no Chelsea, andou falhando. Mas o gol de Jiracek no segundo tempo e a inoperância do ataque polonês foram suficientes para eles avançarem.
Esta já é a melhor campanha dos tchecos em competições internacionais desde a Euro de 2004, quando perderam para os gregos na semifinal. Depois disso, o time foi eliminado na primeira fase da Copa do Mundo de 2006 e da Euro de 2008 e sequer disputou o último Mundial da África do Sul.
República Tcheca 1 x 0 Polônia
Local: Estádio Municipal, Wroclaw (POL)
Árbitro: Craig Thomson (ESC), auxiliado por Alasdair Ross (ESC) e Derek Rose (ESC)
Cartões amarelos: Limbersky, Plasil (República Tcheca); Murawski, Polanski, Wasilewski, Blaszczykowski, Perquis (Polônia)
Gol: Jiracek aos 26 minutos do segundo tempo para a República Tcheca
República Tcheca: Petr Cech, Selassie, Sivok, Kadlec e Limbersky; Hubschman, Plasil, Jiracek (Rajtoral), Kolar e Pilar (Rezek); Baros (Pekhart). Técnico: Michal Bilek.
Polônia: Tyton, Piszczek, Wasilewski, Perquis e Boenisch; Dudka, Polanski (Grosicki), Blaszczykowski, Murawski (Mierzejewski) e Obraniak (Brozek); Lewandowski. Técnico: Franciszek Smuda.

Grécia 1 x 0 Rússia
Local: Estádio Nacional, Varsóvia (POL)
Árbitro: Jonas Eriksson (SUE), auxiliado por Stefan Wittberg (SUE) e Mathias Klasenius (SUE)
Cartões amarelos: Karagounis (Grécia); Zhirkov, Dzagoev (Rússia)
Gol: Karagounis aos 46 minutos do primeiro tempo para a Grécia
Grécia: Sifakis, Torosidis, Sokratis, Papadopoulos e Tzavelas; Maniatis, Karagounis (Makos) e Katsouranis; Salpingidis (Ninis), Samaras e Gekas. Técnico: Fernando Santos.
Rússia: Malafeev, Anyukov (Izmailov), A.Berezutski e Ignasevich; Zhirkov; Shirokov, Denisov e Glushakov (Pogrebnyak); Dzagoev, Kerzhakov (Pavlyuchenko ) e Arshavin. Técnico: Dick Advocaat.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário