Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de março de 2010

Inter tenta mudar sua história na Liga dos Campeões

Dominando há quatro anos o cenário local com o tetracampeonato italiano, a Inter de Milão ainda não conseguiu transferir o seu sucesso nacional para o resto do continente. Nesta quarta-feira, a equipe italiana dirigida pelo técnico José Mourinho tenta contra o Chelsea mais uma vez avançar para as quartas de final da Liga dos Campeões da Europa.
Nos últimos três anos, a Inter parou nas oitavas de final do torneio. Em 2007 e 2008, a equipe era dirigida por Roberto Mancini e o fracasso europeu causou a sua queda e a contratação de José Mourinho. No ano seguinte, o treinador português não foi melhor do que o seu antecessor e também acabou eliminado.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Inter terá pela frente nas oitavas de final um time inglês. No ano passado, os italianos cairam diante do Manchester United após um empate em 0 a 0 e uma derrota de 2 a 0. Um ano antes, o algoz foi o Liverpool, que venceu as duas partidas por 2 a 0 e 1 a 0. Um ano antes foi o Valencia que eliminou os italianos nas oitavas.
Dessa vez o rival é o Chelsea que vem fazendo boas campanhas no torneio europeu e chegou a disputar uma final há dois anos, que acabou perdendo nos pênaltis para o Manchester United.
Uma decisão sonhada há muito tempo pelos italianos. Nas últimas décadas, embora tenha montado alguns bons times como a equipe que tinha os alemães Lothar Matthäus e Jürgen Klinsmann entre o final da década de 80 e o ínicio da década de 90 e as equipes que tiveram Ronaldo e Adriano em forma e jogando muito bem nos anos 90 e 2000, a equipe sempre fracassou no seu objetivo.
A última final da Inter foi na temporada 1966-67, quando os italianos perderam para o Celtic por 2 a 1. O último título, foi o bicampeonato europeu em 1965, quando a Inter bateu o Benfica por 1 a 0.
Desde então, a Inter só vê os rivais se darem bem na Europa. No mesmo período, o Milan foi a nove finais e conquistou seis títulos continentais e a Juventus disputou sete finais e faturou duas taças.
Com o Milan já eliminado e a Juventus disputando a Liga Europa, hoje a Inter pode começar a reverter essa história. Tudo depende do duelo em Stamford Bridge.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário