Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Messi ou Ronaldo, quem chegará primeiro aos 100 gols na Champions?

Lionel Messi e Cristiano Ronaldo já deixaram todos os rivais para trás há umas duas temporadas. Agora a disputa para ver quem será o maior artilheiro da história da Liga dos Campeões é entre eles. Por enquanto, o português leva a vantagem com 95 gols marcados desde a sua estreia no torneio em 2003. O craque argentino vem logo atrás com 90 gols.

Dois anos mais novo que Ronaldo, Messi estreou no torneio em 2005. Seus 90 gols foram marcados em 109 partidas, o que o deixa com uma excelente média de 0,83. Já os 95 gols do português foram marcados em 132 jogos, o que também o deixa com uma média boa de 0,72. 

A questão agora é: quem chegará a 100 gols primeiro na Liga dos Campeões? Quando o torneio começou, parecia que seria Cristiano Ronaldo. Afinal, o português tinha 93 gols, enquanto o argentino somava 83. Ou seja, uma confortável distância de dez gols.

Mas Messi parece disposto a se recuperar na disputa. Já marcou sete gols na competição, com direito a dois hat-tricks contra o Manchester City e contra o Celtic, ambas partidas jogadas no Camp Nou. O time escocês é o adversário do Barcelona nesta quarta-feira, às 17h45m, em Glasgow, pela quinta rodada da fase de grupos do torneio.

Já Ronaldo marcou apenas dois gols e não fez nenhum nos últimos três jogos na competição. Incluindo a recente vitória sobre o Sporting, em Lisboa. Ou seja, está vendo o seu rival se aproximar na lista dos maiores artilheiros de todos os tempos.

Além de brigarem pela artilharia histórica do torneio, Messi e Ronaldo também disputam para serem os jogadores que mais vezes foram artilheiros de edições da Liga dos Campeões. Ambos foram cinco vezes os goleadores do torneio. Messi foi artilheiro nas temporadas 2008-09, 2009-10, 2010-11, 2011-12 e 2014-15, quando dividiu a artilharia com Ronaldo e com o seu companheiro de Barcelona, Neymar.

Já o português, além da artilharia de 2014-15, foi o goleador nas temporadas 2007-08, 2012-13 e 2015-16. Também é de Ronaldo o recorde de maior número de gols numa única edição do torneio. Ele fez 17 na temporada 2013-14. O máximo que Messi conseguiu foi marcar 14 gols na temporada 2011-12.

Neste ano, porém, Messi parece especialmente endiabrado no torneio. Tanto que lidera a tabela de artilheiros com sete gols, três a frente dos demais concorrentes: Özil (Arsenal), Cavani (PSG), Lewandowski (Bayern de Munique) e Mahrez (Leicester City). Como jogou três das quatro partidas do Barcelona, sua média é de 2,33 por jogo.

Se voltar a balançar as redes nesta quarta-feira, Messi se aproximará ainda mais de Ronaldo, mas dada a fome de gols da dupla, essa é uma disputa cujo vencedor só conheceremos ao fim de suas respectivas carreiras.

JOGOS DESTA QUARTA-FEIRA:
Arsenal x PSG
Ludogorets x Basel
Besiktas x Benfica
Napoli x Dínamo Kiev
Borussia Monchengladbach x Manchester City
Celtic x Barcelona
Rostov x Bayern Munique
Atlético de Madrid x PSV
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário