Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

A centenária rivalidade entre Inglaterra e Escócia

Uma ilustração sobre o primeiro jogo oficial entre Inglaterra e Escócia, disputado em 1872 | Reprodução
Jogo internacional mais antigo da história do futebol, Inglaterra e Escócia revivem a rivalidade iniciada no século XIX em mais um jogo pelas eliminatórias de uma Copa do Mundo. O jogo será às 17h45m (de Brasília), em Wembley, em Londres.
O duelo entre ingleses e escoceses será o 113º em 144 anos de história de uma partida que começou lá em meados do século XIX. Em 1870, apenas sete anos depois da formalização das regras do futebol, o então secretário da federação inglesa (FA), C.W. Alcock, desafiou pelos jornais os rivais para uma partida. Não havia exatamente uma noção de seleção nacional, mas muitos escoceses praticavam futebol em escolas e universidades inglesas. Além disso, os dois países alimentavam uma rivalidade que remetia à Idade Média.
Em 1295, uma disputa pelo trono escocês permitiu a invasão e soberania da Inglaterra no país. A Escócia só conseguiria a sua independência após quase um século de conflito. Em 1707, os escoceses passaram a fazer parte do Reino Unido. A partir dos anos 90 do século passado, o país passou a ter um governo e jurisdição próprias, mas a discussão sobre a independência total sempre esteve presente. Há dois anos, os escoceses fizeram um referendo para decidirem a independência, mas a maioria votou pela permanência no Reino Unido. Novas discussões vieram à tona depois do Brexit, referendo que determinou a saída do Reino Unido da União Europeia
Aquele primeiro duelo aconteceu no dia 5 de março de 1870. Foi disputado no Kennington Oval, em Londres, que naquela época era o principal estádio inglês. A partida terminou empatada em 1 a 1 e foi descrita pelo jornal "Glasgow Herald" como "uma grande partida internacional de futebol". O time escocês foi formado por jogadores que defendiam clubes e universidades inglesas, mas dos 11 em campo apenas um havia realmente nascido na Escócia. Os demais tinham ascendência no país.
Entre 1870 e 1872 foram disputadas cinco partidas na capital inglesa organizadas pela FA. O time escocês venceu três jogos. Houve ainda dois empates.
Foi apenas no dia 30 de novembro de 1872 que foi dispatada a primeira partida oficial entre Inglaterra e Escócia. Assistida por um público estimado em 4.000 pessoas, o jogo foi em Glasgow e acabou 0 a 0. Jornais da época diziam que a Escócia tinha apenas 10 clubes e a seleção local foi representada pelo time do Queen's Park, então a principal equipe da Escócia. A partida ajudou a aumentar a popularidade do ainda jovem futebol no país.
Quase quatro meses depois, saiu o primeiro gol oficial de cada uma das duas seleções. No dia 8 de março de 1873, os times se enfrentaram no The Oval e os ingleses conseguiram a sua primeira vitória: 4 a 2. William Kenyon-Slaney marcou o primeiro gol inglês do confronto.
Depois desse jogo, a partida entre ingleses e escoceses tornou-se um evento anual (mais ou menos como foi há pouco tempo o Superclássico das Américas entre Brasil e Argentina). Os confrontos pela British Home Championship e, posteriormente, pela Rous Cup, porém, foram encerrados em 1989 por conta da violência entre as duas torcidas.
TERCEIRO CONFRONTO POR ELIMINATÓRIA
Assim, demorou sete anos para ingleses e escoceses voltarem a se enfrentar. Em 1996, pela Eurocopa, os ingleses venceram por 2 a 0, em Wembley, gols de Shearer e Gascoigne.
O jogo desta sexta-feira será o terceiro de Inglaterra e Escócia pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Em 1950, os ingleses venceram por 1 a 0 no Hampden Park, em Glasgow, e vieram para o Mundial de Brasil. A  Escócia ficou de fora.  Quatro anos depois, nova vitória inglesa em Glasgow, dessa vez por 4 a 2. As duas seleções, porém, disputaram a Copa.
Atualmente, a Inglaterra lidera o grupo F das eliminatórias com sete pontos. Ela tenta disputar a sexta Copa consecutiva. A Escócia está em quarto lugar com quatro pontos e não disputa um Mundial desde  a França-1998. Na história, são 47 vitórias inglesas, 41 escocesas e 24 empates.
POLÊMICA PAPOULA
O clássico desta sexta será disputado diante de uma polêmica. Por proibir qualquer manifestação política, religiosa ou comercial através de símbolos nos uniformes, a Fifa havia proibido ingleses e escoceses de usarem o desenho de uma papoula, que todo ano, no mês de novembro, é usada pelos times britânicos. Mas as duas seleções resolveram usar braçadeiras de luto com o desenho da flor.
A papoula é uma homenagem aos mortos do Reino Unido em guerras. E o seu uso seria ainda mais especial nesta sexta-feira, pois ele acontecerá justamente no Dia do Armistício, ato que encerrou o confronto entre os Aliados e a Alemanha na Primeira Guerra Mundial.
Por conta disso, a primeira-ministra britânica, Theresa May, havia classificado o veto da Fifa de "absolutamente escandaloso". A Fifa, porém, promete punir as duas federações se as normas forem descumpridas.
Para não correr risco de sofrer sanções semelhantes, País de Gales resolveu não usar a papoula no uniforme no jogo de sábado, contra a Sérvia, também pelas eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário