Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Klose anuncia aposentadoria do futebol

O maior artilheiro da história das Copas vai pendurar as chuteiras. Campeão do mundo com a seleção alemã em 2014, Miroslav Klose, de 38 anos, anunciou nesta terça-feira que está encerrando a carreira, mas não vai abandonar o futebol. 
Klose se juntará à comissão técnica de Joachim Löw na seleção alemã e iniciará os seus estudos para tirar a licença para tornar-se treinador.
Klose cumpriu uma carreira brilhante na seleção alemã. Foram 137 jogos e 71 gols. Dezesseis deles foram marcados em Copas do Mundo, competição na qual ele foi artilheiro em 2006.
No Mundial de 2014, no Brasil, Klose marcou dois gols. Um no empate em 2 a 2 com Gana, na primeira fase, e outro no histórico 7 a 1 diante do Brasil, no Mineirão. O gol de Klose foi o segundo daquela partida e o fez superar Ronaldo, que estava no estádio trabalhando como comentarista, como maior artilheiro da história do torneio.
Embora nunca fosse um jogador de muito talento, seu faro de gol era inegável. Tanto que com os 71 gols marcados em 13 anos defendendo a seleção alemã, Klose superou o lendário Gerd Müller como maior artilheiro da história da equipe. Tudo bem que a média de gols do atacante nascido na Polônia é muito inferior ao do ex-jogador do Bayern (0,52 contra 1,10 de Müller, autor de 68 gols em 62 jogos).
Em número de jogos na seleção, Klose só perde para o capitão campeão do mundo em 1990, Lothar Mathäus, que atuou em 150 partidas.
- Eu tive muito sucesso na seleção. Foram momentos incríveis e inesquecíveis. É por isso que estou muito feliz por retornar à federação. Nos últimos meses, pensei muito se continuaria a minha carreira, mas também se eu deveria procurar novos desafios, tornando-me treinador - disse Klose, empolgado com o seu novo momento na carreira.
- Ler um jogo, prepará-lo meticulosamente, desenvolver estratégias e táticas... sempre foram coisas que me intrigavam e despertavam o meu interesse como jogador. Estou muito agradecido a Joachim Löw e Hansi Flick (diretor técnico da federação) por me darem essa oportunidade de pôr as minhas ideias em prática - afirmou o jogador, que gostava de comemorar seus gols com uma cambalhota.
O contrato de Klose com a Lazio havia se encerrado ao fim da última temporada. Desde então, ele estava sem clube. No clube italiano, já não vivia os seus melhores momentos, mas ainda assim marcou 64 gols em 170 jogos.
Klose começou no Kairserslautern em 1999. Depois de cinco temporadas, transferiu-se para o Werder Bremen, onde jogou mais três anos. Mas foi no Bayern de Munique nas quatro temporadas restantes que conquistou seus principais títulos por um clube. Foram duas Bundesligas, duas Copas da Alemanha e uma Supercopa da Alemanha. Na Lazio, Klose foi campeão da Copa da Itália, em 2013. Na carreira, foram 303 gols em 735 jogos.

- Klose é modelo de pessoa e atleta que sempre colocou tudo depois da equipe e do sucesso. Com a sua experiência, consigo vê-lo facilmente como técnico no futuro e estou feliz por apoiá-lo nesta jornada na federação - disse Löw, que recentemente renovou contrato com a seleção até 2020.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário