Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Metendo a colher nos grupos da Champions

Como vocês viram mais embaixo, já sairam os grupos da Liga dos Campeões da Europa. Prato cheio para todos nós aqui em Planeta que Rola exercitarmos o nosso lado gato mestre. Principalmente porque como esta fase começa no dia 16 de setembro e termina no dia 10 de dezembro, ninguém vai lembrar de cobrar depois as bolas foras que nós demos.
Vamos começar elegendo o grupo da morte. Ao contrário do amigo Renato, que apontou o grupo G, mas em concordância com o leitor Perovaz, também vejo "uma figura sinistra afiando o cutelo e apontando para o grupo D" (Hitchcockiano isso, não?).
Na chave que tem Liverpool, PSV, Olympique de Marseille e Atlético de Madrid não há um grande favorito. Neste grupo, ingleses e franceses vão se reencontrar após os confrontos do ano passado quando o Olympique venceu por 1 a 0 em Anfield Road, mas perdeu por 3 a 0 no Velodrome. Tetracampeão holandês, o PSV nunca pode ser desprezado, mesmo não tendo mais o goleiro Gomes, hoje no Tottenham. O mesmo vale para o Atlético de Madrid, que volta à Liga dos Campeões depois de 11 anos sonhando em lutar pelo título.  Na última vez que os espanhóis disputaram a Champions, na temporada 96/97, foram eliminados nas quartas-de-final pelo Ajax.
O grupo D é da morte, mas não vou ficar em cima do muro. Cravo Liverpool por razões obviamente sentimentais e pelo bom time e a tradição que os Reds têm na competição, e Atlético de Madrid. Acho que a dupla Agüero e Diego Forlan pode ajudar a equipe a pelo menos chegar nas oitavas. E se Thiago Neves resolver acertar com o clube ao invés do Hamburgo, seu destino mais provável, será um considerável reforço para os espanhóis.
No grupo A, não tenho dúvidas (essa frase é ótima para me cobrarem depois se algo der errado). O Chelsea de Felipão passa e em primeiro lugar. Mesmo enfraquecida com a perda de Mancini, acho que a Roma avança e o Bordeaux vai para a Copa da Uefa (lembremos que os terceiros colocados de cada grupo vão para a Uefa). Os romenos do Cluj viverão o seu sonho de verão.
No grupo B, Inter de Milão e Werder Bremen vão brigar pelo primeiro lugar da chave. O sorteio não foi camarada com o simpático Anorthosis que vai brigar com o Panathinaikos pela vaguinha na Uefa.
Chegamos então no grupo C. Concordo com outro leitor, Paulo Silva, que disse que o Barcelona já está lá. Que grupo excelente para uma grande equipe que trocou de treinador (saiu Rijkaard e entrou Guardiola) e precisa se reerguer após a última pífia temporada. O Barça passa e em primeiro lugar. Sporting e Shakthar Donetski vão se engalfinhar pela segunda vaga.
Grupo E é Manchester United na frente e sem turbulências. Celtic e Villareal vão brigar pela segunda vaga, mas acho que os espanhóis ficam com ela. O Aalborg já ganhou o seu prêmio máximo: a classificação para a fase de grupos.
O grupo F está bastante equilibrado. Embora o Bayern de Munique ainda não tenha engrenado na Bundesliga, acho que os alemães levam uma leve vantagem sobre os rivais e são favoritos ao primeiro lugar. Lyon e Fiorentina devem brigar pela segunda vaga com o Steaua Bucaresti sendo o fiel da balança. Quem perder pontos para os romenos pode ver a vaga nas oitavas-de-final ficar mais longe. 
A Fiorentina chega com moral após o excelente Campeonato Italiano que fez, impedindo, inclusive, que o Milan se classificasse para o torneio. Já o Lyon é senhor absoluto na França. Atual heptacampeão, o time de Juninho Pernambucano começa a temporada como favorito ao octacampeonato, mas tem o defeito de não conseguir se impor longe de casa. No ano passado, a equipe foi eliminada nas oitavas-de-final pelo campeão Manchester United. Nesta atual fase de ouro dos franceses, o mais longe que eles chegaram na Champions foi nas quartas-de-final nas temporadas 2003/04 (eliminado pelo Porto), 2004/05 (eliminado pelo PSV) e 2005/06 (eliminado pelo Milan). Provar que pode ir mais longe será o desafio do Lyon.
O grupo G é outra chave encalacrada. Em tese, o Arsenal está um pouco na frente, mas seu início de temporada titubeante dá chances para Porto e Fernerbahçe crescerem e atropelarem. Até o Dínamo de Kiev pode sonhar. Mas como tenho que cravar dois times, vou de Fernerbahçe e Arsenal.
Por fim, o grupo H tem três times para duas vagas. Em tese, Real Madrid e Juventus seriam pule de dez. Acontece que tanto espanhóis quanto italianos não inspiram muita confiança e assim o Zenit de Arshavin, atual campeão da Copa da Uefa, pode atropelar alguém na hora H (com o perdão do trocadilho infame com o nome da chave). O BATE Borisov só deve apanhar (mais um) e ganhar experiência.
Encerradas as atividades da minha bola de cristal, aqui vai a primeira rodada da Liga dos Campeões para que não percamos um único lance do maior torneio do mundo.
16/09/08 - Chelsea x Bordeaux, Roma x Cluj, Panathinaikos x Inter de Milão, Werder Bremen x Anorthosis, Basel x Shakthar Donetski, Barcelona x Sporting, PSV x Atlético de Madrid e Olympique de Marseille x Liverpool.
17/09/08 - Manchester United x Villareal, Celtic x Aalborg, Steaua Bucaresti x Bayern de Munique, Lyon x Fiorentina, Porto x Fernerbahçe, Dínamo Kiev x Arsenal, Juventus x Zenit e Real Madrid x BATE Borisov.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário