Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Time desconhecido da semana - Hoffenheim

Depois de uma pausa olímpica e com algum atraso, retomamos a série dos times desconhecidos da semana com uma surpresa alemã.  Falo do  1899 Hoffenheim, clube que após as duas primeiras rodadas lidera a Bundesliga com seis pontos, a frente dos favoritos Bayern de Munique, Schalke 04 e Werder Bremen. (teste seu alemão, clique aqui e conheça o site oficial do Hoffenheim)
Mas o que leva o Hoffe, como é simpaticamente conhecido, a desafiar os poderosos times alemães neste início de temporada? Money, meus amigos, verdinhas, pois ao contrário do que já disse Mark Knopfler, "money" nunca é "for nothing".
Pode-se dizer que  história do Hoffenheim se divide em antes e depois de Dietmar Hopp, fundador da empresa de software SAP e 698º homem mais rico do mundo, segundo o ranking da revista "Forbes". Em meados da década de 90, Hopp resolveu investir parte de sua fortuna no clube. A partir daí o azul e branco de Sinsheim, cidade com pouco mais de 35 mil habitantes que fica no sudoeste da Alemanha, não parou mais de evoluir.
Antes do capital de Hopp, o clube amargava a oitava divisão nacional, a Baden-Württemberg A-Liga. A partir daí, o clube seguiu o lema do Superman e disse: "Para o alto e avante". Em 2000, foi campeão da quinta divisão, simpaticamente conhecida como Verbandsliga Nordbaden. No ano seguinte, venceria a quarta divisão, a Oberliga Baden-Württemberg.
Na temporada 2003-04, o Hoffenheim participou pela primeira vez da Copa da Alemanha, quando chegou até as quartas-de-final, eliminando, inclusive, o Bayer Leverkusen. Após cinco anos na terceira divisão, a Regionalliga Süd, o time subiu para a segunda divisão, quando investiu forte para chegar o quanto antes na Bundesliga. O clube contratou jogadores experientes como Joachim Seitz e Tomislav Maric, e jovens talentosos como o brasileiro Carlos Eduardo, que jogava no Grêmio, e conseguiu realizar finalmente o sonho da primeira divisão ao terminar a Bundesliga 2 na segunda posição, atrás do Borussia Monchengladbach.
Como o Hoffenheim jogava num estádio acanhado, o Dietmar Hopp Stadium, com capacidade para 5 mil pessoas, nesta temporada o clube está mandando suas partidas no Carl-Benz Stadium, que fica em Manheim e tem capacidade para 26 mil pagantes. Mas isso até janeiro apenas, pois o Tio Patinhas do clube, que sonha em vê-lo campeão da Bundesliga, está investindo 40 milhões de euros na construção de uma nova arena, a Rhein-Neckar Arena, que terá capacidade para 30 mil pagantes. Como se vê, o Hoffenheim promete crescer.
Além de Carlos Eduardo, que é titular do time, outros dois brasileiros jogam no Hoffenheim. O atacante Wellington, ex-Inter, São Caetano e Náutico, e o zagueiro Gustavo, ex-Corinthians de Alagoas.
Outra curiosidade sobre o Hoffenheim. Apesar do 1899 no nome, o clube de futebol foi fundado em 1945 após a fusão do Turnverein Hoffenheim, um clube de ginástica fundado em 1899, e o Fussballverein Hoffenheim, de 1921.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário