Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de agosto de 2008

O mercado no Calcio

Depois de dissecar as principais contratações no futebol inglês e no futebol espanhol, hoje vamos abordar o que o mercado italiano andou fazendo nesta janela de contratações antes do início da temporada do Calcio. Lembrando que o Campeonato Italiano começa no dia 31, uma semana após o término das Olimpíadas de Pequim.
Inter de Milão – Atual tricampeã, a Inter demitiu Roberto Mancini e trouxe o português José Mourinho para tentar realizar o sonho de ser campeã européia. Entre os reforços, trouxe de volta o atacante Adriano, que estava emprestado ao São Paulo, e contratou o brasileiro Mancini, destaque da Roma. O ganês Muntari, do Portsmouth, também reforça a equipe que perdeu Maniche para o Atlético de Madrid, Espósito para a Reggiana e dispensou o também brasileiro César.
Roma – A vice-campeã da última temporada ficou mais enfraquecida com a perda de Mancini. Tentou compensar trazendo o veterano atacante Vincenzo Montella, de 34 anos, da Sampdoria, além de Riise (ex-Liverpool), e Loria (ex-Siena). Ainda deixaram o clube da capital o atacante Giuly, que foi para o PSG, e o volante Ferrari.
Juventus – A Velha Senhora, agora treinada pelo italiano Cláudio Ranieri, foi modesta em suas contratações. O nome mais importante foi o atacante brasileiro Amauri (ex-Palermo). Também vieram Zito e Mancini (Taranto), Ghezzal (Crotone), Bel Monte (Bari), Corvia (Lecce) e Del Prete (Lanciano). Deixaram o time, Locatelli (Mantova), Gasparri (Parma) e Guadalupi (Ancona).
Fiorentina – Empolgada por voltar a disputar a Champions League, onde estreou na fase de classificação nesta terça vencendo o Slavia Praga por 2 a 0, a Fiorentina procurou reforçar o seu plantel. As principais aquisições foram o atacante Gilardino (Milan), o meia brasileiro Felipe Melo (Almeria), Vargas (Catania), Zauri (Lazio) e Jovetic (Partizan Belgrado). A equipe de Florença perdeu Liverani (Parma), Ujfalusi (Atlético de Madrid), Vieri (Atalanta) e Potenza (Genoa).
Milan – Para tentar apagar a péssima impressão deixada na última temporada, a equipe rossonera não mediu esforços. É claro que a principal contratação foi Ronaldinho Gaúcho, dispensado do Barcelona, mas os bons reforços não param por aí. O time ainda trouxe o bom meia Flamini (Arsenal) e o atacante Borriello, que marcou 19 gols na temporada passada pelo Genoa e ficou a apenas dois do artilheiro Del Piero. Outras contratações de destaque são Zambrotta (Barcelona) e Antonini (Empoli). Deixaram o clube, Gilardino (Fiorentina), Gourcuff (Bordeaux), os brasileiros Cafu, Serginho e Ronaldo, cujos contratos se encerraram, e Simic, que foi para o Mônaco.
Sampdoria – Contratou Stankevicius (Brescia), Padalino (Piacenza), Dessena (Parma) e Bottinelli (San Lorenzo). Além de Montella, perdeu Volpi e Zenoni (Bologna) e Maggio (Napoli).
Udinese – Trouxe Langella (Atalanta), Aléxis Sanchez (River Plate), Pasquale (Livorno) e Vuyadinovich (CSKA Sofia). Perdeu Dossena (Liverpool), Mesto (Genoa) e Asamoah (Rennes).
Napoli – Além de Maggio, reforçou o plantel com Rinaudo (Palermo), Pia (Catania) e Russotto (Treviso). Perdeu Sosa (Gimnasia La Plata) e Garics (Atalanta).
Genoa – A maior perda foi a do artilheiro Borriello, que foi para o Milan. Também deixaram o clube Bovo (Palermo), Konko (Siviglia), Alessandro Lucarelli (Parma) e Fabiano (Reggina). O time contratou Modesto (Reggina), Gasbarroni (Parma), Potenza (Fiorentina), Palladino (Juventus) e Ferrari (Roma).
Atalanta – Contratou Jaime Valdes (Lecce), Defendi (Chievo), Vieri (Fiorentina), D’Agostino (Treviso) e Cerci (Roma). Perdeu Langella e Tissone (Udinese), Carrozzieri (Palermo), Simone Inzaghi e Belleri (Lazio) e Radovanovic (Pisa).
Palermo – Contratou Túlio de Melo (Le Mans), Liverani (Fiorentina), Nocerino (Juventus), Budan (Parma), Bovo (Genoa) e Dellafiore (Torino). Perdeu Barzagli e Zaccardo (Wolfsburg), Amauri (Juventus), Rinaudo (Napoli) e Biava (Genoa).
Lazio – Contratou Carrizo (River Plate), Simone Inzaghi (Atalanta), Stendardo (Juventus), Foggia (Cagliari), Matuzalem (Zaragoza) e Makinwa (Reggina). Perdeu Bianchi (Manchester City), Vignaroli (Panathinaikos), Behrami (West Ham) e Zauri (Fiorentina).
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário