Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de maio de 2008

Há 40 anos, Manchester conquistava a primeira Liga

Enquanto o mundo celebra as efemérides de 1968, os torcedores do Manchester United também guardam boas lembranças de maio daquele ano. Foi há 40 anos, mais especificamente no dia 29 de maio, que uma equipe comandada pelos craques Bobby Charlton e George Best massacrou o Benfica de Eusébio e do treinador brasileiro Otto Gloria e faturou o primeiro título da história dos Red Devils na Liga dos Campeões.
Uma conquista histórica não apenas para os torcedores do Manchester, mas também para o futebol inglês, que até então não tinha visto nenhuma de suas equipes faturar o troféu mais importante do continente. Até os rivais escoceses já tinham faturado um caneco com o Celtic, no ano anterior, enquanto a Inglaterra não conseguia sequer disputar uma decisão.
Vale a pena relembrar a caminhada daquela grande equipe comandada por Matt Busbyque, acreditem, ficou mais tempo no comando do time do que Alex Ferguson. Enquanto o atual treinador está há 22 anos à frente dos Red Devils, Busby dirigiu a equipe por 24 temporadas entre 1945 e 1969. Nota-se que o Manchester gosta de um trabalho de longo prazo.

Naquela época, para ser campeão, o Manchester teve que fazer bem menos jogos do que hoje em dia, principalmente porque a então Copa dos Campeões não contava com tantas equipes e os times já entravam direto na fase do mata-mata.

Foram nove partidas no total. Na primeira fase, nenhuma dificuldade para passar pelo Hibernians, de Malta (sim, já havia futebol em Malta): 4 a 0 em Old Trafford e 0 a 0 fora de casa.  Na segunda fase, novo 0 a 0 e vitória por 2 a 1 sobre o FK Sarajevo, da então Iugoslávia.

Nas quartas-de-final veio a única derrota da equipe: 1 a 0 para os poloneses do Gornik Zabrze. Mas como venceram o primeiro jogo por 2 a 0, os Red Devils avançaram para as semifinais.

Foi quando fizeram o duelo mais equilibrado da campanha contra os espanhóis do Real Madrid, já hexacampeão do torneio. O Manchester acabou se classificando após uma vitória por 1 a 0 e um empate por 3 a 3.

Na decisão, no templo de Wembley, o forte Benfica de Eusébio e Coluna. Mas com dois gols de Bobby Charlton, um de George Best e um de Brian Kidd, os Red Devils golearam a equipe portuguesa por 4 a 1, faturando o título. Jaime Graça descontou para o Benfica.

O Manchester United jogou com Alex Stepney, Shay Brennan, Nobby Stiles, Bill Foulkes e Tonny Dunne; Pat Crerand, Bobby Charlton e David Sadler; George Best, Brian Kidd e John Aston. Técnico: Matt Busby. O Benfica atuou com José Henrique, Adolfo Calisto, Humberto Fernandes, Jacinto Santos e Fernando Cruz; Jaime Graça, Coluna e José Augusto; Eusébio, José Augusto Torres e Antônio Simões. Técnico: Otto Glória.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário