Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O mundo se encontrando na Norway Cup

O time improvisado com meninas do mundo inteiro que enfrentou a Noruega sub-20 - Marcelo Alves
Bem amigos do Planeta que Rola. Estou na Noruega acompanhando um dos maiores torneios de base do mundo. A Norway Cup é um a das três tradicionais competições que são disputadas anualmente na Escandinávia. As outras são a Gothia Cup, na Suécia, e a Dana Cup, na Dinamarca.
Neste ano, a 39ª edição da Norway Cup, que vai até sábado em Oslo, tem 1.349 times disputando. São 30 mil atletas de 12 a 19 anos tanto no masculino quanto no feminino. No total, são 51 países participando do torneio em diversas categorias.
Público assiste à um dos jogos em um dos 15 campos em Ekkeberg, na Noruega - Marcelo Alves
A maioria dos times é da Noruega, mas há equipes do Afeganistão, Nepal, Albânia, Gâmbia, Guatemala, Palestina, Filipinas, Líbano, Senegal, Uganda... Prato cheia para nós que gostamos de observar o futebol nos lugares mais improváveis.
É claro que no meio de tantas equipes não podia faltar o futebol brasileiro. Cinco times estão participando da competição neste ano. Um deles defende o título do ano passado. O Karanba, do Rio de Janeiro, foi campeão no ano passado na classe B (para meninos entre 15 e 16 anos).
Neste ano, o time já fez dois jogos e está passeando na competição. Começou com um 10 a 0 sobre o Kolvereid e hoje ganhou de 4 a 0 o Hemsidal, ambos da Noruega. Na classe A (meninos entre 17 e 19 anos), o Karanba também goleou duas vezes: 4 a 0 no Turn Football e 10 a 0 no Aram/Vankam.
Minuto de silêncio em homenagem aos mortos no atentado na Noruega há mais de uma semana - Marcelo Alves
Outro campeão do ano passado, o Joinville, que venceu na classe E (também para meninos de 15 e 16 anos, mas com jogos disputados em dois tempos de 20 minutos) não está presente.
Os outros brasileiros na competição são o Pequeninos do Jockey e o Olímpico Paulista, de São Paulo, a Alunorte Rainforest, do Pará, e o Rio FC, do Rio de Janeiro. 
Projeto social da empresa de mesmo nome, a Alunorte está com um time masculino sub-16 e um time feminino, o único entre os brasileiros, sub-20. Os meninos ganharam por 8 a 0 o Nordstrand, da Noruega. No primeiro jogo, já haviam vencido por 3 a 0 o Nordre Fjell, também norueguês. Já as meninas venceram nesta segunda o Lysekloster por 2 a 0. Na estreia, elas bateram o Kfum-Kam por 2 a 0. 
Formiga orienta o time feminino da Alunorte, do Pará - Marcelo Alves
O time feminino contou com uma ajuda técnica de respeito. A meio-campo Formiga, de 33 anos, da seleção brasileira, deu uma de treinadora da equipe e já até pensa em seguir na profissão quando pendurar as chuteiras.
- Até que a experiência tem sido bem legal. Estou pensando em virar treinadora ou preparadora física (quando encerrar a carreira). O importante é continuar trabalhando no esporte.
Em um dos países que mais valoriza e investe no futebol feminino, Formiga virou uma atração na Norway Cup. Teve até que dar uma canja a pedido de todos num jogo organizado entre a seleção sub-20 da Noruega e um time sub-20 formado por jogadores de todos os cantos do planeta (Albânia, Chipre, Islândia, Nepal, Bósnia, Brasil, entre outros). O time do mundo acabou perdendo de 6 a 3, mas o objetivo da partida era mais promover uma integração entre as meninas. Não valia taça. 
Formiga (primeira agachada no canto esquerdo) posa com o time do mundo e as norueguesas - Marcelo Alves

Campeão da Classe B em 1982, 88, 92, 94 e 2007, na Classe C (meninos de 14 anos), em 1982, 94, 90, 2000, 2001, 2004, 2005 e 2008, na classe D (meninos de 13 anos) em 1984 e 87, na classe E (meninos entre 15 e 16 anos), em 1993 e 1994, e na classe F (meninos de 14 anos), em 1988, o Pequeninos do Jockey estreou na classe B com uma goleada de 4 a 0 sobre o Salangen IF. Na classe C, fez 5 a 0 no Rustad e 2 a 0 no Lunner FK.
Dos times brasileiros, o Olimpico Paulista e o Rio FC são os únicos que não venceram ainda no torneio. O time paulista perdeu para o Nesodden (3 a 0) e o Sandiviken (6 a 0). Já o Rio foi derrotado pelo Sotra por 5 a 0. Os dois times disputam a classe A.
* O repórter viajou a convite da Embaixada da Noruega
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário