É grave, muito grave, a crise no Arsenal. E isso ficou escancaradamente evidente no massacre aplicado neste domingo pelo Manchester United no clássico disputado em Old Trafford pela terceira rodada do Campeonato Inglês. Chegou a dar pena do time de Arsene Wenger, humilhado por 8 a 2 pelo de Alex Ferguson em jogo que mostrou o quanto os Gunners precisam urgentemente de reforços se quiserem fazer uma campanha minimamente decente nesta temporada.
Desde que perdeu Fàbregas, vendido para o Barcelona, e Nasri e Clichy, que se transferiram para o Manchester City, o time se enfraqueceu muito e isso está se refletindo dentro do campo assustadoramente para o torcedor do clube de Londres. Depois de uma difícil classificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, o time agora tem duas derrotas em três jogos pela Premier League e ocupa a 17ª posição com apenas um ponto.
E a derrota para o United não foi qualquer uma. Foi simplesmente a maior goleada sofrida para o rival na longa história de 116 anos do clássico. Desde fevereiro de 2001, quando foi derrotado por 6 a 1, também em Old Trafford pelo Campeonato Inglês, que os Gunners não eram tão humilhados (Veja no fim do post as maiores goleadas do clássico)
O Manchester United construiu o placar como se estivesse atuando contra um time juvenil. Dominou a partida o tempo todo e até demorou para abrir o placar. O gol de Wellbeck aos 22 minutos exibiu o primeiro problema gritante do time de Wenger: a ingenuidade de sua defesa que viu Anderson (que início de temporada do brasileiro, aliás) levantar a bola na área do meio-campo, deixá-la quicar e posteriormente deixar o meia tocar de cabeça diante de um indeciso goleiro Szczęsny. Djourou e Koscielny só assistiram ao início do massacre.
A história até poderia ter sido diferente se três minutos depois Van Persie não tivesse perdido ridiculamente um pênalti em que consagrou o criticado goleiro De Gea. O espanhol andou falhando no início da temporada, mas neste domingo teve uma atuação segura, conseguindo evitar o gol em alguns lances difíceis, os poucos que o Arsenal teve.
Um minuto depois, Ashley Young acertou um belo chute de fora da área e fez o segundo. Wayne Rooney, em bela cobrança de falta, iniciaria a goleada aos 41. Veio o segundo tempo e o Manchester não teve piedade. Fez o quarto com Rooney, novamente de falta, o quinto com Nani numa cavadinha, o sexto com Rooney, de pênalti, e fechou, já nos acréscimos, com novamente Young num outro belo chute. Van Persie fez o segundo gol dos Gunners.
A janela de transferências inglesa termina na quarta-feira e Wenger precisa de jogadores se não quiser fazer que o Arsenal tenha a pior campanha da história sob o seu comando.
No outro lado, a goleada evidenciou que neste início de temporada os times de Manchester estão sobrando. Com uma equipe jovem (hoje entrou em campo com média de 23 anos), o time de Alex Ferguson está voando.
Já o Manchester City mostrou que vem forte para lutar pelo título. Neste domingo também passeou sobre outro time de Londres, o Tottenham. Na goleada de 5 a 1 brilhou o ataque dos Citizens. Em especial o atacante bósnio Dzeko, autor de quatro gols. Agüero, que se adaptou rapidamente ao futebol inglês, segue brilhando e marcou um bonito gol. Kaboul descontou.
Únicos com 100% de aproveitamento, United e City estão sobrando na turma como na tabela de classificação. Com Liverpool e Chelsea um pouco abaixo e Arsenal e Tottenham muito atrás. O top 6 do início da temporada vai se desenhando numa nova formação de top 4, mas pode acabar ficando top 2 (Reds e Blues vencem, mas sofrem em campo) até dezembro na disputa do título inglês.
As maiores goleadas da história do clássico:
Manchester United 8 x 2 Arsenal - agosto de 2011 - Campeonato Inglês
Manchestr United 6 x 1 Arsenal - fevereiro de 2001 - Campeonato Inglês
Manchester United 6 x 1 Arsenal - abril de 1952 - Campeonato Inglês
Manchester United 5 x 0 Arsenal - dezembro de 1910 - Campeonato Inglês
Arsenal 5 x 0 Manchester United - janeiro de 1937 - Copa da Inglaterra
Arsenal 6 x 2 Manchester United - fevereiro de 1947 - Campeonato Inglês
Manchester United 6 x 2 Arsenal - fevereiro de 1957 - Campeonato Inglês
Manchester United 6 x 2 Arsenal - novembro de 1990 - Copa da Liga Inglesa
Manchester United 5 x 1 Arsenal - novembro de 1895 - Série B inglesa
Arsenal 5 x 1 Manchester United - janeiro de 1898 - Série B inglesa
Manchester United 5 x 1 Arsenal - fevereiro de 1898 - Série B inglesa
Arsenal 5 x 1 Manchester United - dezembro de 1898 - Série B inglesa
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)
Nenhum comentário:
Postar um comentário