Um jogo entre um time da nona e outro da décima divisão em geral não atrairia mais do que meia dúzia de gatos pingados no estádio. Tudo bem, a partida é na Inglaterra (e não se assuste, os ingleses têm 23 divisões). Vai uma dúzia de gatos pingados. Mas quando entrarem em campo na sexta-feira, o Ascot United e o Wembley FC vão escrever um capítulo importante na história da transmissão esportiva. Os dois times disputarão a primeira partida da história da Copa da Inglaterra que será transmitida pelo Facebook.
O jogo será válido pela etapa classificatória da FA Cup. O Ascot United, da Hellenic Football League Premier Division, ou a nona divisão inglesa, receberá em Berkshire o Wembley FC, equipe da Combined Counties League Premier Division, a décima divisão inglesa.
Se o estádio do Ascot deve receber poucos torcedores, o potencial de pessoas assistindo à partida na web é de 700 milhões, número de usuários do Facebook hoje.
A transmissão foi acertada depois de um acordo entre a Liga de Futebol Inglesa (FA) e a Budweiser, cervejaria que é a nova patrocinadora principal do torneio. A empresa assinou contrato com a Liga inglesa neste ano. São três anos de patrocínio, pelo qual a empresa vai pagar 24 milhões de libras.
De acordo com o diretor de marketing da Budweiser, Iain Newell, a empresa tem como intenção com a medida colocar a mais antiga competição do futebol novamente em evidência global e ao mesmo tempo levá-la de volta aos fãs.
- A FA Cup completa 140 anos este ano e qual a melhor maneira de demonstrar o nosso compromisso senão transmitir o primeiro chute para uma audiência global via Facebook? - disse Newell, em entrevista à agência de notícias Reuters. - Essa é a primeira vez que um jogo será transmitido ao vivo na rede social, o que é uma ótima notícia para os fãs e para os clubes - completou.
O presidente do Ascot ficou empolgado com a iniciativa. O time disputa jogos na pista de corrida de Ascot, que em geral recebe poucos torcedores. A capacidade do local é para 1500 pessoas. Agora, o time poderá ser visto por muito mais gente.
- Tivemos 88 pessoas assistindo a uma partida da liga na noite passada, mas podemos conseguir 500 ou até 800 para o jogo de sexta. O fato de que milhares de pessoas poderão assistir pelo Facebook é surpreendente. Toda a cidade está maluca.
O presidente do Ascot ficou empolgado com a iniciativa. O time disputa jogos na pista de corrida de Ascot, que em geral recebe poucos torcedores. A capacidade do local é para 1500 pessoas. Agora, o time poderá ser visto por muito mais gente.
- Tivemos 88 pessoas assistindo a uma partida da liga na noite passada, mas podemos conseguir 500 ou até 800 para o jogo de sexta. O fato de que milhares de pessoas poderão assistir pelo Facebook é surpreendente. Toda a cidade está maluca.
O único problema para os cidadãos é que a partida será transmitida na página do Facebook da Budweiser, e, por isso, só poderá ser vista por quem é maior de idade e com permissão legal para beber. Ou seja, por enquanto os jovens estão barrados na Copa da Inglaterra pelas redes sociais.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)
Nenhum comentário:
Postar um comentário