Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Fifa e Bola de Ouro rompem parceria

Os prêmios da Bola de Ouro e de melhor jogador do mundo da Fifa voltarão a ser distribuídos separadamente. A revista "France Football" anunciou nesta sexta-feira o fim da parceria com a entidade que comanda o futebol mundial.
Com isso, a revista voltará a distribuir o prêmio da Bola de Ouro de melhor jogador da Europa separadamente da premiação da Fifa. A mudança já vale para o prêmio do ano que vem, referente à temporada passada.
A parceria entre a revista e a Fifa durou seis anos. Neste período, Lionel Messi ganhou quatro prêmios e Cristiano Ronaldo ficou com dois. 
Messi foi o vencedor da Bola de Ouro em janeiro deste ano. Para este ano, ambos são favoritos a levar os dois prêmios. Mas o português leva alguma vantagem, pois foi campeão europeu com o Real Madrid e da Euro com a seleção portuguesa.
A Bola de Ouro da "France Football" começou a ser distribuída em 1956. Inicialmente era um prêmio dado apenas aos jogadores nascidos na Europa, mas na década de 90 do século passado, o prêmio foi ampliado para qualquer atleta que jogasse cno futebol europeu.
O atacante George Weah foi o primeiro não europeu a receber o prêmio. Em 1995, o liberiano do Milan faturou a Bola de Ouro. 
A premiação da Fifa de melhor jogador do mundo nasceu em 1991. O primeiro vencedor foi o alemão Lothar Matthäus, que um ano antes fora campeão do mundo com a sua seleção.
Com a mudança, a Bola de Ouro voltará a computar apenas os votos dos jornalistas dos países europeus. Os capitães e treinadores das seleções votarão na eleição de melhor do mundo da Fifa, como acontecia até 2009.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário