Pesquisar este blog

sábado, 11 de junho de 2016

O duelo de irmãos na estreia de Albânia e Suíça

O tênis tem as irmãs Williams. A Fórmula-1 já teve os irmãos Schumacher. O basquete tem os irmãos Gasol. No futebol, duelos entre irmãos também não são incomuns. Já aconteceu com Jack e Bobby Charlton na década de 60, no futebol inglês, e mais recentemente com Gary e Phil Neville. A Holanda já teve os irmãos Frank e Ronald de Boer jogando juntos na seleção, no Ajax e no Barcelona. Mas o futebol globalizado está começando a gerar uma situação jamais imaginada há algumas décadas. Um duelo de irmãos por seleções diferentes.
Neste sábado, durante a vitória da Suíça para a Albânia por 1 a 0 na estreia das duas seleções na Eurocopa, os irmãos Granit e Tauland Xhaka se enfrentaram pela primeira vez em uma competição oficial. Este, aliás, foi o primeiro duelo de irmãos da história da Euro. 
- Foi especial para a minha família ter aqui dois irmãos jogando em campos opostos. Foi incrível para nós, mas talvez um pouco mais especial para mim do que para ele - disse Granit, o vencedor do jogo.
Granit é o mais novo. Tem 23 anos é meia e jogará a próxima temporada no Arsenal. Tauland é zagueiro, tem 25 anos e defende o Basel. Ambos nasceram na Suíça, mas o pai dos dois, Ragip, é um kosovar com ascendência albanesa, enquanto Elmaze, a mãe, é uma nativa da Albânia. Isso possibilitou a eles a dupla nacionalidade. Granit escolheu a Suíça, enquanto Tauland preferiu defender a Albânia.
Mas nunca imaginariam que se enfrentariam numa Euro, afinal os albaneses estão disputando pela primeira vez a competição. 
O duelo, aliás, fez Elmaze, a mãe dos atletas, aparecer no estádio com uma camisa dividida entre as duas bandeiras.
Granit defende a Suíça desde 2011 e já fez 41 jogos pela seleção. Tauland joga pela seleção desde 2014, e fez 11 partidas. Granit, por enquanto, saiu na frente nessa disputa. E é o quem tem mais chances de seguir em frente no grupo A que ainda conta com França e Romênia.
OUTROS IRMÃOS
Esta não foi a primeira vez que irmãos se enfrentaram por seleções diferentes em uma competição de seleções. Na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, os irmãos Jérôme e Kevin-Prince Boateng se enfrentaram defendendo Alemanha e Gana, respectivamente. O jogo acabou empatado em 2 a 2.
Na história da Euro, outros irmãos jogaram juntos a competição. Veja a lista:
1976:
Holanda: Ren e Willy van de Kerkhof
1980:
Bélgica: Luc e Marc Millecamps 
Alemanha: Bernd e Karlheinz Förster
Itália: Franco e Giuseppe Baresi

1984:
Alemanha: Bernd e Karlheinz Förster
1988:
Holanda: Erwin e Ronald Koeman
1996:
Dinamarca: Brian e Michael Laudrup

2000:
Bélgica: Emil e Mbo Mpenza 
Inglaterra: Gary e Phil Neville
Holanda: Frank e Ronald de Boer
Suécia: Daniel e Patrik Andersson

2004:
Croácia: Niko e Robert Kovač
Inglaterra: Gary e Phil Neville 
Suíça: Murat e Hakan Yakin

2008:
Croácia: Niko e Robert Kovač
Rússia: Vasili e Aleksei Berezutski
2016:
Bélgica: Jordan e Romelu Lukaku
Irlanda do Norte: Corry e Jonny Evans
Rússia: Vasili e Aleksei Berezutski
Albânia e Suíça: Taulant and Granit Xhaka

(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário