Pesquisar este blog

sábado, 19 de dezembro de 2009

Guardiola, o técnico que ganhou tudo

Bom cabeça de área que defendeu a camisa do Barcelona por 11 anos, Josep Guardiola, 38 anos, assumiu o comando técnico da equipe catalã em junho do ano passado. Disputou seis taças e levou todas. O incrível aproveitamento de 100% nas competições que disputou foi coroado neste sábado com a vitória sobre o Estudiantes de la Plata, da Argentina, por 2 a 1.
O gol de Messi no segundo tempo da prorrogação manteve a invencibilidade deste técnico que coleciona títulos e prêmios desde que aceitou o desafio de dirigir uma das equipes mais importantes do mundo e um clube que acredita que mais importante do que vencer é vencer jogando bem.
Por mais que a partida do Barcelona não tenha sido brilhante, o time sempre jogou dentro de suas características (toque de bola, futebol ofensivo) contra um aguerrido Estudiantes que usou a mesma tática do Internacional há três anos: se defendeu e tentou aproveitar da melhor maneira possível as poucas chances que tinha. Foi feliz no gol de Boselli no primeiro tempo.
Um gol que saiu mais cedo do que o de Adriano naquela decisão de 2006 e acabou dando ao Barcelona a vantagem do tempo para buscar o empate. Igualdade que só veio aos 43 da etapa final com o jovem Pedro depois de muita pressão do Barça.
Na prorrogação, faltou perna aos argentinos e Messi, que fazia uma partida muito fraca, acabou aparecendo com algumas boas jogadas e o gol de peito que deu ao clube catalão o seu primeiro título mundial depois de duas bolas na trave contra o Inter e o São Paulo em 1992.
A prova que hoje os clubes europeus também valorizam essa competição estava no gramado do estádio Zayed Sports City, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Desde a festa dos jogadores ao choro de Guardiola, o treinador que não se cansa de levantar taças.
Na sua primeira temporada como técnico, Guardiola já conquistara o Campeonato Espanhol, a Copa do Rey e a Liga dos Campeões da Europa. Agora segue firme rumo ao recorde de seis títulos numa única temporada. Já faturou três (a Supercopa da Espanha, a Supercopa da Europa e o Mundial de Clubes). O Barça ainda lidera o Campeonato Espanhol com 39 pontos, está classificado para as oitavas de final da Liga dos Campeões, quando enfrentará o Stuttgart, e para as oitavas de final da Copa do Rey, quando enfrentará o Sevilla. E alguém duvida que isso seja possível?
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário