Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de março de 2015

Grã-Bretanha terá time de futebol no Rio-2016

Com exceção do futebol, os esportes coletivos não são um forte na Grã-Bretanha. Mas nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, o país composto por quatro nações (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) montou equipes de futebol, basquete e vôlei masculino e feminino, pois como país sede tinha direito a disputar todas as competições. Mas pelo menos no futebol isso não vai se repetir no Rio-2016.
A Federação Inglesa de Futebol anunciou que não formará o time britânico para a disputa dos Jogos. Apesar do apoio inglês em ter novamente o time britânico, as outras nações envolvidas se opuseram à medida.
Se em Olimpíadas, os britânicos competem sob uma única bandeira, no futebol cada nação tem o seu time e disputa de forma independente  uma vaga na Copa do Mundo e na Eurocopa.
Uma exceção foi aberta em Londres, mas jogadores chegaram a ser criticados por torcedores por desejarem jogar as Olimpíadas pelos britânicos. O time britânico de 2012 contou com jogadores conhecidos como os galeses Ryan Giggs, hoje aposentado, Aaron Ramsey e Bellamy e os ingleses Cleverley e Sturridge. Havia cinco galeses no time masculino e duas escocesas na equipe feminina.
A FA lamentou a decisão que a fez sair da disputa por vagas nas Olimpíadas.
"Depois de uma cuidadosa discussão, a FA decidiu não enviar nem um time masculino, nem um time feminino para as Olimpíadas do Rio em 2016. Estamos desapontados por não termos sido capazes de seguir adiante, dando a fantástica oportunidade que seria permitida aos jogadores e a exposição mais ampla que teria trazido para o futebol dos nossos países", disse a FA, em nota.
A Fifa já havia se pronunciado afirmando que só aceitaria a nova formação do time britânico se todas as quatro nações concordassem. Mas desde o início havia resistência. O presidente da federação galesa, Trefor Lloyd Hughes, se irritou com a proposta, enquanto os escoceses temiam que uma nova união poderia representar um risco para a sua independência na Fifa. 
Assim, o Rio-2016 não verá a equipe britânica nos seus gramados. E provavelmente nenhuma olimpíada verá. Pelo visto Londres-2012 foi o ponto final da equipe.
Há três anos, tanto o time masculino, que chegou a fazer um amistoso contra o Brasil antes dos Jogos, quanto o feminino foram eliminados nas quartas de final. Os homens perderam para a Coreia do Sul nos pênaltis, enquanto as mulheres foram eliminadas pelo Canadá.
DOIS TIMES GARANTIDOS
Além do Brasil, os Jogos já têm uma outra seleção classificada. É a Argentina, que conquistou o sul-americano sub-20 em janeiro. As outras 14 vagas serão definidas em torneios continentais que serão disputados entre junho e março do ano que vem.
No caso da Europa, as quatro vagas virão do Campeonato Europeu sub-21, que será disputado em junho, na República Tcheca. A Inglaterra está no grupo B, com Itália, Portugal e Suécia. O grupo A tem República Tcheca, Dinamarca, Alemanha e Sérvia. Os dois primeiros de cada chave garantem um lugar nas Olimpíadas.
Ásia e África têm direito a três vagas, enquanto a Oceania terá uma seleção no torneio e a Concacaf, duas. A última vaga será disputada entre um representante da Concacaf e um da Conmebol em um mata-mata decisivo em março do ano que vem. 
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário