Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de março de 2015

Dortmund lança campanha para combater o racismo

A campanha do Borussia Dortmund para os bares não darem cerveja para os racistas - Reprodução
Para o Borussia Dortmund não basta ter uma das torcidas mais apaixonadas e frequentadoras assíduas dos estádios do futebol mundial. É preciso também ter uma torcida qualificada e que respeite as diferenças. Por isso, o clube alemão lançou mais uma campanha para combater o racismo em uma região que apresenta uma crescente onda de neonazismo  70 anos depois do fim da II Guerra Mundial.
O clube está distribuindo cerca de um milhão de cartazes pelos bares e restaurantes da cidade conclamando todos os donos a não oferecerem cerveja para os frequentadores que forem racistas.
A campanha "Kein bier für Rassisten!" ("Sem cerveja para os racistas") também vem contando até com o apoio de torcedores que estão colando adesivos pela cidade com o seu lema. 
A campanha do Borussia contra o racismo - Reprodução
Em um texto em seu site oficial, o Borussia Dortmund diz: "Borussia, cerveja e nazismo? Não combinam"! Em seguida, o presidente Reinhard Rauball explicou os motivos de o clube ter entrado na campanha.
- O Borussia Dortmund e todos os seus torcedores têm a responsabilidade de deixar clara a sua posição contra a xenofobia e slogans desumanos que não queremos escutar (nos estádios). Pela tolerância e por um Borussia Dortmund colorido, contra o racismo e a xenofobia - afirmou Rauball.
A região do Ruhr, onde fica a cidade de Dortmund, tem sido um lugar com uma presença marcante da direita no cenário político alemão. Há dois anos, o clube expulsou do seu estádio seis torcedores que fizeram uma saudação nazista.
A partir daí, o clube intensificou a sua campanha de tolerância zero com o racismo. No ano passado, o Borussia lançou campanhas antirracismo com filmes e pôsteres para mostrar que extremistas não eram bem vindos. E agora o mote da nova campanha é a cerveja, uma verdadeira instituição alemã.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário