Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Um Messi ainda mais goleador

Se depender da atual fome de gols de Lionel Messi, a temporada 2012-13 promete ser ainda mais espetacular do que a que passou. Nunca o craque do Barcelona esteve tão goleador num início de temporada quanto na atual. Até o momento, nos sete primeiros jogos da temporada, o jogador argentino marcou dez gols.
O número é maior até do que o total marcado nos primeiros sete jogos da temporada passada, quando Messi fez nove gols nos primeiros sete jogos. Em 2011-12, o craque triturou o recorde de gols do alemão Gerd Müller ao fazer 73 gols só pelo Barcelona. O recorde anterior do ex-centroavante do Bayern de Munique era de 67 na temporada 1972-73. Contando os gols pela seleção argentina, Messi encerrou a temporada passada com 82 gols, sua maior marca na carreira. Ele só ficou distante do recorde de Pelé. No seu ano mais prolífico, o Rei marcou 127 gols em 1959.
Nesta temporada, Messi só não balançou a rede contra o Valencia. A vitória de 1 a 0 foi garantida graças a um gol do brasileiro Adriano. Nos outros jogos, ele esteve presente. Foram dois contra a Real Sociedad (5 a 1), Osasuna (2 a 1), Getafe (4 a 1) e na dura vitória sobre o Spartak Moscou por 3 a 2 na estreia do time na Liga dos Campeões da Europa. Messi ainda marcou dois gols nos jogos contra o Real Madrid na fina lda Supercopa da Espanha, mas acabou não evitando o título madridista. O Barça venceu o primeiro jogo por 3 a 2, mas perdeu no Santiago Bernabéu por 2 a 1 no jogo de volta.
Na temporada passada, o Barça venceu a Supercopa da Espanha e Messi fez três gols no Real Madrid. Ele também marcou na vitória por 2 a 0 sobre o Porto na decisão da Supercopa da Europa e balançou a rede nos jogos contra o Villarreal (duas vezes nos 5 a 0) e Osasuna (um hat-trick na goleada de 8 a 0).
Na temporada, 2010-11, sua média foi de um gol por jogo: 7 jogos, 7 gols. O jogo marcante, foi a segunda partida da decisão da Supercopa da Espanha, quando o argentino fez três gols e ajudou o Barça a golear o Sevilla por 4 a 0, garantindo o título depois de ter perdido o jogo de ida por 3 a 1.
Na temporada anterior, Messi fez apenas cinco gols nos sete primeiros jogos. Já em 2008-09, quando ainda não era o craque consagrado e sequer foi titular nas partidas iniciais, ele marcou três gols.
Mais presente na área e cobrando faltas
Uma explicação para o início ainda mais avassalador de Messi nesta temporada pode ser uma mudança de comportamento que só vai se confirmar com o decorrer do ano. As frequentes arrancadas que viamos no ano passado, tem dado lugar a um jogador mais presente na área.
Na vitória sobre o Spartak, por exemplo, Messi estava posicionado como um centroavante na área. Foi assim que com um toque completou o cruzamento de Tello para empatar o jogo. Logo depois, ele marcaria de cabeça, algo raro na sua carreira, o gol da vitória após a jogada iniciada por Alexis Sanchez.
Messi também tem começado a mostrar um certo gosto por cobrar faltas. Ele ainda não marcou desse jeito pelo Barcelona, mas os torcedores argentinos já tiveram o gostinho de o ver marcando um golaço na vitória por 3 a 1 sobre o Paraguai pelas Eliminatórias da Copa.
Incluindo os jogos pela seleção, aliás, Messi já tem 12 gols na temporada. Ele marcou ainda na vitória por 3 a 1 sobre a Alemanha em amistoso em no mês passado.
No próximo domingo, Messi tem uma boa chance de melhorar ainda mais as suas marcas. Ele enfrentará o Granada, no Camp Nou, em jogo pela quinta rodada do Campeonato Espanhol.
O Granada é um adversário especial para Messi. Foi contra a equipe na temporada passada que ao marcar três gols Messi se tornou o maior artilheiro da história do clube em jogos oficiais, superando a marca de César Rodriguez, que marcou 232 gols.
Hoje Messi soma 263 gols com a camisa do Barça. Incluindo amistosos, Messi é o quarto artilheiro da história do clube com 285 gols. Ele está atrás de Paulino Alcantara (469 gols), Josep Samitier (333) e César Rodriguez (294).
Messi também é o quarto artilheiro da história da Argentina com 28 gols. Ele está atrás de Batistuta (56 gols), Crespo (35) e Maradona (34).
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário