Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Liga Europa com cara de Liga dos Campeões

Liverpool, Inter de Milão, PSV, Lyon, Tottenham, Newcastle, boa parte destes clubes poderia estar na disputa da Liga dos Campeões da Europa, mas fracassos recentes o fizeram se juntar a outros times tradicionais como Olympique de Marseille, Bayer Leverkusen, Borussia Monchengladbach na disputa da Liga Europa que começa nesta quinta-feira.
São 48 equipes divididas em 12 grupos de quatro. O regulamento é igual ao da Liga dos Campeões. Os dois melhores de cada chave se classificam para a fase de mata-mata. Nela, porém, os 24 sobreviventes vão se juntar aos oito terceiros colocados de cada grupo da Champions. A partir dai, os 32 times se enfrentam em processos eliminatórios até a decisão.
O fato de times da Liga dos Campeões entrarem na próxima fase não significa que eles serão favoritos ao título. Na temporada passada, Manchester City e Manchester United, por exemplo, foram eliminados nas oitavas de final por Sporting e Athletic Bilbao.
Bilbao, que aliás, faria a final espanhola contra o atual campeão Atlético de Madrid. O clube de Falcão pode ser considerado um dos favoritos ao título deste ano, pois certamente levará o torneio à sério. O Atlético conquistou duas das últimas três edições da Liga Europa, torneio em que vê mais chance de erguer taças do que num Campeonato Espanhol disputado ponto a ponto por Real Madrid e Barcelona, ainda inalcançáveis pelos outros times espanhóis.
O Atlético está no grupo B e enfrentará o Hapoel Tel Aviv, em Israel, no primeiro jogo. A outra partida da chave será entre Viktoria Plzen e Acadêmica de Coimbra.
Campeã europeia em 2010, a Inter viverá uma nova realidade depois de anos disputando a principal competição de clubes do Velho Continente. Agora sem os brasileiros Lúcio (Juventus), Júlio César (Queens Park Rangers) e Maicon (Manchester City), o time italiano estreia no grupo H contra o Rubin Kazan no Giuseppe Meazza. Os outros times da chave são o Nefti, do Azerbaijão, e o Partizan Belgrado. O clube tem história no torneio, tendo sido campeão da antiga Copa da Uefa em 1991, 1994 e 1998.
Também tricampeão (1973, 1976 e 2001), o Liverpool está no grupo A e inicia a competição contra o Young Boys, em Berna, na Suíça. O outro jogo da chave é entre Udinese e Anzhi.
Presença frequente nas últimas Ligas dos Campeões, o Lyon também desceu um degrau e fará sua estreia pelo grupo I no estádio Gerland contra o Sparta Praga. O outro jogo da chave será entre Athletic Bilbao e Kyriat Shmona, de Israel.
Confira os outros jogos da primeira rodada:
Grupo C: AEL Limassol (Chipre) x Borussia Monchengladbach e Fenerbahçe x Olympique de Marseille
Grupo D: Marítimo x Newcastle e Bordeaux x Club Brugge
Grupo E: Stuttgart x Steaua Bucaresti e Copenhagen x Molde
Grupo F: Dnipro x PSV e Napoli x AIK
Grupo G: Genk x Videoton (Hungria) e Sporting x Basel
Grupo J: Maribor x Panathinaikos e Tottenham x Lazio
Grupo K: Rapid Viena x Rosenborg e Bayer Leverkusen x Metallist
Hrupo L: Levante x Helsingborg e Twente x Hannover
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário